Opinião

As Gêmeas do Iguaçu

16/06/2014

As Gêmeas do Iguaçu

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Artigo | Por Aline Pinheiro*

União da Vitória é um município brasileiro do estado do Paraná. A cidade faz divisa com Porto União, no estado de Santa Catarina, através de uma linha férrea e também pelo Rio Iguaçu, que corta o município. Essa divisão entre as duas cidades, forma um único núcleo urbano de aproximadamente 89.000 mil habitantes, sendo conhecida como as “Gêmeas do Iguaçu”.

O município é bem servido de atrações turísticas, tanto na área urbana, quanto na área rural do município. Ao visitar as cidades eu aconselho se hospedar no Hotel 10 pois tem um restaurante ótimo no hotel e as vezes quando chega de viagem a noite é difícil encontrar um bom restaurante aberto, principalmente aos domingos a noite.

O ponto turístico mais visitado é a Estação Ferroviária que foi construída em 1942, com os dois lados iguais tanto para União da Vitória quanto para Porto União, onde os trens faziam uma parada única, nas duas cidades de uma vez só, a fim de substituir as duas estações que ficavam cada uma em uma cidade. Hoje, a estação do lado união-vitoriense pertence a Secretaria Municipal da Cultura. Lá tem a Maria Fumaça 310 que foi restaurada pela Associação dos Amigos do Trem de União da Vitória e Porto União, e são feitos diversos passeios de trem, saindo de União da Vitória até a estação de Engenheiro Mello, na cidade catarinense de Matos Costa.
Também vale conhecer a Ponte dos Arcos, que é localizada sobre o Rio Iguaçu, e é um dos principais acessos até a área central, com tráfego nos dois sentidos da ponte.

Quando for não deixe de fazer a Rota das Cachoeiras. É um roteiro turístico pelas cachoeiras existentes no interior do município, através de um barco. São mais de 60 quedas d’água cada uma com uma beleza ímpar. O Parque Histórico Iguassu, também se inclui neste roteiro, proporcionando uma harmonia entre história e natureza.

Uma festa na cidade que é imperdível é a Festa Nacional da Costela! A festa acontece anualmente no mês de março, é uma festa que resgata a cultura sulista aliada a preparação da costela assada em fogo de chão. Há ainda shows, atrações artísticas, atrações infantis, praça de alimentação. Excelente para levar os filhos.

Para quem gosta de bebidas, Porto União é a capital estadual do Steinhaeger, bebida destilada produzida em Porto União. E na cidade tem a festa do Steinhaeger e do Xixo que acontece em Dezembro. O xixo é conhecido em outras regiões como espetinho, ele é servido em espetinhos de arame e possui um tempero inigualável.

*Aline Pinheiro é jornalista, agente de viagens, mãe e escreve no blog Viajar com Filhos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?