Leondenis Vendramim

As obras revelam o caráter do autor 3

18/11/2016

As obras revelam o caráter do autor 3

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO | Os escritos canônicos também são obras de Deus. Seria constrangedor se a Bíblia contradissesse a criação quanto à descrição do Criador, do Seu sentimento e dos Seus desejos. A natureza e os escritos bíblicos são do mesmo Autor, por isso devem ser harmoniosos entre si. A natureza corrobora a Bíblia e vice versa. Demonstramos nos dois últimos artigos que a criação revela um Criador que ama o que é bom, perfeito, bonito e seu cuidado paternal para com a saúde dos humanos.
A Bíblia foi escrita por homens escolhidos, santos, inspirados e orientados por Deus (2 Pe 1:21). É luz para tirar as incertezas e clarear o caminho pelo qual peregrinamos, uma teodiceia eficaz, é multidisciplinar, lúcido, veraz e inigualável. É o motivacional e de autoajuda mais coerente. É o livro mais vendido. É a Palavra do Deus eterno que sabe tudo e fornece tudo o que o ser humano necessita para viver e ter saúde.
Os relatos sagrados, embora antiquíssimos, de 4000 anos, são tão modernos quanto à ética, e a Lei de Deus em êxodo 20, que embasam a moderna ciência da moral, e as faculdades de direito não podem prescindir dela, mesmo com seu manifesto ateísmo. A esfericidade da Terra mencionada em Is. 40:22: “Ele está assentado sobre a redondeza da Terra…” escrito há quase 3 mil anos, desafiou os “sábios” até o século 15. A lei da gravidade era patente aos relatos sagrados há 3500 anos “Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a Terra sobre o nada” (Jó 26:7), coisa que só com Isaac Newton (século 17) os sábios chegaram à conclusão. Os arqueólogos modernos comprovam a veracidade da história bíblica. Ao contar a história da queda do império babilônico a Bíblia cita o rei Belsazar (Dn. 5:1). Isto foi criticado pelos “sábios”, que não encontraram o nome de tal rei em Babilônia. H.F. Talbot publicou uma oração de Nabonido em favor de seu filho Belsazar, corregente porque se afastava do reino para tratamento de saúde, e estudos no Líbano. Em 1882 e 1916, T.C. Pinches publicou outros documentos arqueológicos comprovando o anterior. A corregência de Belsazar com seu pai também foi confirmada pelos arqueólogos Sydney Smith em 1924 e S.J. Shwantes 1988 (Arqueologia, p. 100, 101). Há relatos, como o citado em Daniel 2 a 8, que narram a história universal desde o império babilônico até os dias atuais com tanta segurança que não podem ser contraditados. A Bíblia prediz atos de Ciro, relacionados a Israel mesmo antes de ele nascer (Is. 44:28; 49:1). Isaias profetizou entre os anos 750 e 739 e Ciro nasceu 200 anos depois. O Livro Sagrado tem servido de orientação aos arqueólogos e outros cientistas e se mostram, na verdade, supra-humanos, uma orientação segura sobre o amor de Deus, “uma luz em lugar escuro” que nos guia ao porto seguro. Apesar de vivermos num tempo de incredulidade e ateísmo, não há como negar que a Bíblia é a Palavra de Deus, compatível com a natureza, cheia de declarações do amor de Deus por você, leitor.
As leis de Deus visa a felicidade dos homens. A monogamia sempre buscou o fortalecimento da família, embora, influenciados pelos povos vizinhos, muitos desobedecessem, mas a consequência era inevitável. Abrão e Davi foram exemplos catastróficos dessa desobediência (Dt 22:13…Mt 19:3-9) Sobre a gentileza e respeito dentro da família (Ef 5:22-33; Cl 3:18:21). O ensino bíblico sanitário ao povo israelita, há 3.500 anos, ao defecarem, devem retirarem-se do acampamento, cavar um buraco e depois cobrir o excremento com a terra, evitando contaminações e disseminação de doenças (Dt 23:12-13). A higiene pessoal não foi deixada à margem (Mt 15:2). A Bíblia também ensina sobre a moral, sobre o comportamento sexual (Dt 22:13-30); sobre a assistência aos pobres, viúvas e estrangeiros (Lv 19:9-10), a alimentação saudável (Lv 11 e Dt 14). Tudo para o bem, pois o povo era santo.
A Bíblia, Jesus e a natureza são coerentes e em uníssono retratam o caráter do Criador, declaram que Deus nos ama e iluminam o caminho ascendente e saudável para o sucesso e para a felicidade. É só obedecer! A cada um cabe a decisão. O que você vai fazer com isto?

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?