DestaquesRafard

Associação orienta sobre direitos da matrícula escolar para alunos com Autismo

A Associação Unidos pelo Autismo de Rafard e região está auxiliando os pais que têm filhos autistas com informações sobre o período de matrícula e rematrícula nas escolas públicas e privadas para o próximo ano letivo.

Segundo Adriana Giselle Guimarães, presidente da Associação, todo aluno autista tem direito a um professor auxiliar, mas nem todos precisam. Porém, se comprovada a necessidade, a família deve pedir ao médico responsável uma declaração que deve ser levada na unidade escolar.

“O aluno tem direito a um professor auxiliar individual em todo o período escolar, e que seja especializado em Autismo. As escolas particulares não podem cobrar taxas extras pela presença do professor/auxiliar, o serviço deve ser oferecido sem nenhuma cobrança adicional”, explica.

Outra orientação, é que os alunos portadores de Autismo não podem ser colocados na fila de espera, quando ocorrer a comprovação de vagas nas escolas.

“Fila de espera quando há vaga para a turma e horário pretendido é uma forma de negar a matrícula e pode ser configurado como discriminação”, alerta Adriana.

Daniel Carmos, professor especialista em Educação Física adaptada para autistas e outras deficiências (Foto: Divulgação)
Daniel Carmos, professor especialista em Educação Física adaptada para autistas e outras deficiências (Foto: Divulgação)

Além das orientações, a Associação Unidos pelo Autismo realiza na próxima terça-feira (24), uma live com o professor de Educação Física, Daniel Carmo, especialista em Educação Física adaptada para autistas e outras deficiências. A transmissão acontece a partir das 20h, pelas redes sociais da Associação com link a ser divulgado nos próximos dias.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?