CapivariDestaquesEsportes

Associação Washi-Ki-O de Karatê comemora 26 anos em Capivari

Abril é o mês de aniversário da Associação de Karatê Washi-Ki-O de Capivari. Fundada em 18 de abril 1995, a instituição completou 26 anos de fundação.

O professor e fundador da academia é o atleta Edson Zuin, que há 35 anos se dedica à prática do Karate. Ele conta que o projeto começou com apenas seis alunos. Hoje, já são cerca de 80 karatecas.

“Quando eu ainda era só aluno, eu já sonhava em ser um sensei [professor] de karatê. Sempre pensei em ir além e ministrar aulas para outras crianças. Quando conquistei uma graduação maior, decidi tirar o meu sonho do papel e colocar em prática”, conta Zuin ao relatar que a associação começou no barracão alugado da Escola de Samba Vai com Tudo e Mais 10.

Dos atletas que passaram e que ainda estão na Washi-Ki-O, muitos deles já conquistaram títulos expressivos nas competições de karate. Atualmente, cerca de 15 deles são considerados de alto rendimento em classificações de disputas estaduais, nacionais e até mundiais.

karate-e-zuin-e-kelly-washi-ki-o-26-anos
Edison Zuin e sua filha Kelly Zuin, ambos atletas faixa preta de Karatê e que fomentam o esporte na cidade de Capivari (Foto: Arquivo pessoal)

Com o cenário da pandemia, as aulas de karate, uma das modalidades esportivas que necessita de contato físico, tiveram que ser adaptadas. As técnicas estão mais restritas ao Kata (apresentação) e as competições agora são todas online, com a gravação dos vídeos e envio nas plataformas.

Mesmo com a redução no número de alunos, sensei Zuin se diz satisfeito com os resultados e se sente grato pelos 26 anos de estrada.

“Apesar de tantos desafios que essa pandemia nos trouxe, a família Washi-ki-O se manteve unida, então é uma satisfação chegar até aqui. Conhecendo os desafios que todo empresário enfrenta nesse país, me considero vitorioso por conseguir manter meu sonho com muito trabalho, e ainda, poder contribuir para a construção de uma sociedade melhor através da arte do karate”, finaliza o sensei.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?