CapivariNotícias

Atividades educativas celebram a Semana do Meio Ambiente

Atividades educativas celebram a Semana do Meio Ambiente
Foto divulgação Prefeitura Capivari

 Alunos da rede municipal de ensino participaram da programação que incluiu palestras e visita ao ETA 2

A Diretoria de Meio Ambiente de Capivari realizou de 3 a 5 de junho, a Semana do Meio Ambiente no município.

Atividades educativas foram desenvolvidas com os alunos do 6º ano da escola municipal Laura Quagliato Pacheco, com o objetivo de conscientização ecológica e de preservação ambiental.

O evento de abertura aconteceu na segunda-feira, 3, às 14h, no SIAM (Serviços Integrados da Administração Municipal).

Foram ministradas palestras com representantes da EPPO Cidades Inteligentes (responsável pela coleta do lixo em Capivari) e do Consórcio PCJ.

Os estudantes foram conscientizados sobre a importância dos recursos hídricos e da preservação das matas ciliares, com a demonstração em uma maquete.

Eles também aprenderam a realizar o descarte de resíduos sólidos de forma adequada e a separar os materiais para reciclagem, importantes para a diminuição de lixo depositado nos aterros sanitários.

Na terça-feira, 4, os alunos visitaram o ETA 2 (Estação de Tratamento de Água), onde conheceram o processo de captação de água e tratamento, necessários para que a água se torne potável e viável ao consumo.

Já no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foram programadas atividades na escola, com palestras sobre sustentabilidade.

Uma cápsula do tempo, na qual os alunos escreveram o que esperam para o futuro, também fez parte das ações educativas, assim como o plantio simbólico e a entrega de brindes.

“Eu achei muito legal porque aprendi a transformar uma água suja em água potável. É muito importante sair da escola e mergulhar na realidade do assunto. É uma aula diferente, onde nós aprendemos muito mais”, relatou Daniele dos Santos Casares, de 11 anos, aluna do 6º ano.

Os professores também aprovaram as aulas práticas sobre os temas que já ensinam nas salas de aula.

“É muito importante este tipo de atividade pois proporciona que o aluno se conecte com a realidade. Possibilita que eles compreendam melhor cada profissão e como funcionam as coisas”, explica João Batista, professor de português.

Para a diretora de Meio Ambiente, Natália Sampaio, a educação ambiental é fundamental para a preservação do planeta.

“É de pequeno que se aprende a importância de preservação das matas, do solo, do ar, dos animais. A criança replica em casa, com os familiares, aquilo que ela aprendeu na escola. Desde as coisas mais simples, como não jogar lixo nas ruas, mas que fazem toda a diferença, até mesmo em como reduzir o consumo de água, durante um banho”, salienta.

“O planeta é a nossa casa, e é único. Precisamos pensar nas nossas ações, a começar em nossa residência, evitando desperdícios de água e de energia, por exemplo; e assim por diante, estaremos cuidando do nosso bairro e do município”, destacou o prefeito, Rodrigo Proença.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?