NotíciasRafard

Audiência pública debate construção de ETA na Fazenda Itapeva

06/07/2015

Audiência pública debate construção de ETA na Fazenda Itapeva

Hoje, esgoto das residências fazenda é direcionado para uma fossa e não passa por tratamento; depois é jogado no Rio Capivari
Dados revelados durante a audiência pública apontam que cerca de 2% da população rafardense não é assistida pelo sistema de saneamento (Foto: Jorge William/O Semanário)
Dados revelados durante a audiência pública apontam que cerca de 2% da população rafardense não é
assistida pelo sistema de saneamento (Foto: Jorge William/O Semanário)

RAFARD – Uma audiência pública foi realizada na tarde de quinta-feira, 2, na Câmara Municipal, para firmar o convênio que define e estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico de Rafard. Após pouco mais de dois anos de discussão, o projeto segue para apreciação do Poder Legislativo. A empresa BB Engenharia, responsável pelo levantamento e coleta de dados, junto à diretora de Meio Ambiente, Camila Garcia, apresentaram os números e propostas às autoridades e à população presente.

Os dados revelam que cerca de 2% da população ainda não é assistida pelo sistema de saneamento do município, e a Divisão Municipal de Água e Esgoto (DMAE) sofre com a perda de 35% de água, entre vazamentos, tratamento e outros motivos não apresentados. O plano prevê que, até 2017, 100% da população esteja integrada ao sistema de abastecimento, e que a perda seja reduzida para 20% até 2029.

De acordo com o representante da BB Engenharia, Jamille Caribé, o esgoto das residências da Fazenda Itapeva é direcionado para uma fossa e não passa por tratamento. Depois é despejado no Rio Capivari por um caminhão da Prefeitura. “A proposta é que seja construída uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) no local”, explica. “O plano também prevê a substituição do encanamento de ferro por uma rede mais moderna, reduzindo perdas e garantindo que o consumidor receba uma conta mais justa, entre outras medidas para otimizar o trabalho e reduzir os gastos da Divisão.”

Segundo Camila Garcia, a aprovação do projeto é fundamental para a conquista de recursos dos governos estadual e federal, tendo em vista que algumas obras têm custo elevado e precisam desse repasse. Integrantes da Agência Reguladora PCJ também estiveram presentes na audiência pública.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?