CapivariNotícias

Aumento contínuo da frota e desrespeito às leis são desafios para o trânsito

Apesar do cenário desfavorável, intervenções da Semutransp se mostraram eficientes. Em 2013, houve queda de multas e no número de acidentes

Multas caíram 4,7% em 2013 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – Carros, motos, ônibus, caminhões, bicicletas e pedestres dividem – e disputam – o espaço cada vez mais escasso nas ruas. A frota crescente (elevação de 30.287 veículos em 2012, para 31.578 em 2013) e o desrespeito às leis constituem os principais desafios do trânsito em Capivari, segundo o secretário de Transportes Públicos e Trânsito (Semutransp), Roberto Angelini.

Nesse cenário desfavorável, explica ele, a prefeitura trabalha desde o início de 2013 para “organizar e disciplinar o tráfego”. As intervenções da Semutransp vão desde campanhas que orientam sobre o respeito às faixas de pedestre até mudanças na sinalização (sentido de ruas) e instalação de semáforos.

A eficiência dessas e de outras ações desenvolvidas é comprovada pelos números. As multas caíram 4,7% em 2013, ano em que foram aplicadas 10.484 autuações, ante 11.005 em 2012. Mesmo que em percentual inferior, o índice de acidentes também diminuiu: foram 476 em 2012, contra 465 no ano passado.

“Melhoramos a sinalização e a mobilidade do tráfego. Com isso, mesmo com o aumento da frota conseguimos reduzir o número de acidentes e multas”, comemora Angelini. No entanto, acrescenta ele, ainda há muito a ser feito e a população tem papel decisivo nesse processo.

“Nosso trabalho para tornar o trânsito mais seguro é incessante. Mas não basta fazermos a nossa parte. Diariamente, muitos novos motoristas chegam às ruas e se juntam a outros milhares. Para que o trânsito melhore, é preciso que todos eles respeitem, sigam as leis e regras do trânsito. Vale lembrar que um pouco de gentileza também faz muita diferença”, finaliza o secretário.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?