Rafard

Aumento do consumo de água já afeta reservatórios e provoca interrupções

População sentiu a falta de água nas torneiras no fim de semana (Foto: Reprodução/Internet)

A Divisão do Serviço de Abastecimento de Água de Rafard apresentou dados preocupantes na última semana, por conta da inadimplência e do consumo elevado de água na cidade.

Na noite de sábado, 27, a prefeitura interrompeu o fornecimento para que um dos reservatórios, que atuava com apenas 5%, pudesse voltar à elevação normal. Segundo o departamento de água, o alto consumo fez o nível baixar demais. O abastecimento só foi normalizado na manhã do domingo, 28.

Segundo a Divisão de Água, o consumo atingiu índices elevados. O setor alerta para o uso consciente. “Temos que fazer toda a manutenção dos poços, isso é urgente, mas também precisamos contar com a ajuda da população, pois temos muitos casos de desperdício de água”, comenta o prefeito, Carlos Roberto Bueno.

Hoje, Rafard conta com seis poços artesianos em funcionamento, com capacidade de 20 mil litros/hora cada um. O abastecimento do bairro Jardim São Carlos é feito por um poço construído pela empresa que fez o loteamento, com capacidade de 12 mil litros/hora.

Um dos pontos críticos, que compromete investimentos na rede de água da cidade é o alto índice de inadimplência, justifica a Prefeitura de Rafard.

Em 2017, a dívida acumulada ultrapassava os R$ 4 milhões. Só em 2018, são R$ 440 mil de inadimplentes, recursos esses que precisam ser investidos em melhorias com urgência.

Para ampliar a capacidade de abastecimento do município, o governo municipal está reativando o poço da Fazenda Leopoldina. A rede já está sendo instalada e depois serão feitos os testes para reativar a bomba do poço.

A Divisão de Água diz que a vazão vai melhorar, mas isso não diminui a urgência de consumo mais consciente da população.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?