Capivari

Autoridades regionais participam da implantação da Frente Parlamentar das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras

Deputada Valéria Bolsonaro reuniu dezenas de municípios paulistas e autoridades de todo o país; ela recebeu o convite da Ministra Damares Alves para liderar a formação dessas Frentes nos municípios do Estado de São Paulo e conseguiu com que mais de 100 cidades abraçassem a causa

A Deputada Estadual, Valéria Bolsonaro, recebeu na segunda-feira, 13, na Red Eventos, em Jaguariúna, autoridades federais, estaduais e municipais em um evento que marcou a implantação da Frente Parlamentar das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras nos Municípios do Estado de São Paulo.

Mais de 100 cidades abraçaram a causa em favor dos Direitos das Pessoas com Deficiência, sendo este, o resultado de um trabalho liderado por Valéria.

Foto: Divulgação

Há alguns meses, a deputada e sua equipe têm visitado cidades por todo o Estado, a pedido da Ministra de Estado da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, com o objetivo de descentralizar a Frente Parlamentar que trabalha em favor da inclusão, para levar resultados efetivos onde realmente estão as necessidades: nos municípios.

“Após meses intensos de trabalho e visitas, hoje na Red Eventos Jaguariúna, realizamos o evento que marca esse pontapé inicial das Frentes Municipais.

São mais 100 cidades com Frentes Parlamentares implantadas ou com o projeto em andamento.

Certamente seremos muito mais e em breve poderemos registrar o quanto os municípios avançaram e o quanto as pessoas com deficiência foram beneficiadas com mais essa iniciativa do Governo Federal em parceria conosco,” ressaltou a Deputada.

Estiveram presentes na cerimônia além de prefeitos, vereadores e líderes de instituições.

O Ministro Substituto da Ciência e Tecnologia, Sérgio Freitas, que representou o Ministro Marcos Pontes, a Deputada Federal e vice- presidente da Frente Nacional em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carla Zambelli, o Deputado Federal General Peternelli, o vereador de São Bernardo do Campo, Paulo Eduardo Lopes, conhecido como Paulo Chuchu, que na oportunidade representou todos os parlamentares presentes nas Frentes, o Deputado Federal, Paulo Freire, também grande parceiro nesta causa junto à Deputada Valéria, o Diretor de Ciências Médicas da Unicamp, Luis Carlos Zeferino, que falou sobre o trabalho realizado para atender e formar pessoas especializadas para cuidar de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Gaspar, o Secretário Especial de Cultura, Mário Frias, e a Ministra Damares, que com muita sensibilidade deixou em seu discurso a lição de casa para prefeitos, parlamentares e para todos aqueles que têm trabalhado por mais inclusão no Estado de São Paulo.

Foto: Divulgação

Diversas apresentações musicais abrilhantaram o evento, dentre elas Kátia Franco, vencedora do Shadon Brasil, do Programa Raul Gil, o grupo de Lindóia e o grupo teatral e musical da APAE de Campo Limpo Paulista, “Grupão”.

Hoje já são 40 milhões de pessoas no Brasil que têm algum tipo de Deficiência. A Ministra Damares falou da importância dos municípios trabalharem nos detalhes e fazerem a sua parte.

“Acho que São Paulo vai ser o primeiro estado do Brasil que vai ter pelo menos um vereador cuidando desse desafio em todos os municípios. A gente precisa que essa política continue, que vocês vereadores continuem e que essa onda se espalhe para todo o Brasil”, afirmou Damares.

A Coordenadora das Frentes no Estado de São Paulo, Valéria Bolsonaro reiterou que o trabalho só está começando, mas que mesmo no início já demonstra um grande salto em relação a um passado próximo.

“Nossa primeira dama, Michelle Bolsonaro mostrou no primeiro dia deste governo, em seu discurso feito em Libras, que as pessoas com Deficiência teriam muito mais oportunidade e respeito a partir de então.

E é isto que está acontecendo em nosso Brasil. Nós precisamos progredir sempre e é por isso que tenho um pedido especial hoje aos nossos prefeitos e vereadores: Ajude-nos a continuarmos trabalhando por um Brasil cada vez mais humano, com mais oportunidades e inclusão,” finalizou.

Representação regional

As secretarias de Saúde, Vladia Guimarães, e dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Manuela Maschietto Gonçalves Albini, representaram Capivari no evento. As vereadoras Sele Rosada e Inês Luisa Felix da Costa também estiveram presentes.

“É de extrema importância a criação de uma Frente como essa, só mostra que estamos caminhando para um mundo mais acessível para as pessoas com Deficiência, foram discutidos vários assuntos como a importância da inclusão em todos os âmbitos, desde as questões escolares, até no mercado de trabalho”, afirmou Manuela Maschietto Gonçalves Albini.

Já a secretaria de Saúde, salientou a importância da saúde caminhar junto com a Secretaria dos Diretos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

“A saúde das pessoas com deficiência depende de diversos fatores e a inclusão social. Aceitar e respeitar limitações, valorizar potencialidades dessa classe que por muito tempo ficou esquecida”, disse Vladia Guimarães.

O prefeito de Rafard, Fábio dos Santos, também esteve presente. Segundo ele, a ‘Cidade Coração’ está empenhada em trabalhar cada vez mais a inclusão e certamente “fará a lição de casa”.

“Aproveito a oportunidade para parabenizar a Deputada Valéria, pelo excelente trabalho em favor da causa da inclusão em nosso Estado de São Paulo e a todos os municípios que apresentaram números musicais durante o evento. Rafard é um pedacinho desse nosso imenso Brasil e está trabalhando forte nesta causa da inclusão”, declarou Fabinho.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?