ColunistasRubinho de Souza

Avenida Dr. José Soares de Faria

Avenida Dr. José Soares de Faria

José Soares de Faria nasceu aos 25 de dezembro de 1891, na cidade de Lavrinhas, no Estado de São Paulo, filho de Anacleto da Silva Faria e Maria Soares de Oliveira Faria, ambos portugueses.

Aos 21 de janeiro de 1925, com a idade de 36 anos formou-se Doutor em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, localizada no bairro de Pinheiros, na cidade de São Paulo.

No ano seguinte, em 1926, a convite dos franceses, proprietários da usina, veio morar e trabalhar como médico contratado na pequena Villa Raffard, onde sua rotina era atender os doentes no consultório, na parte da manhã, e a tarde ia atender os muitos chamados nas fazendas da usina, como Santa Lídia, Itapeva, São Bernardo, Santa Maria e outras.

Nos anos da crise mundial, época em que eclodiu a Segunda Guerra, Dr. Faria, como era conhecido, usava uma charrete para atender os chamados das famílias que precisavam do seu cuidado. Mais tarde passou a se locomover com um carro da marca Chevrolet, que o povo de Villa Raffard chamava de “baratinha”, e mais tarde, a direção da usina disponibilizou ao médico, uma ambulância.

Quem o conheceu, fala com orgulho de ter o privilégio de ser atendido por ele, pois antes de ter sido um excelente profissional, foi um humanista, que atendia a todos sem fazer distinção, ainda que fosse chamado nas frias e chuvosas madrugadas para atender algum doente em alguma humilde casa nas fazendas que pertenciam à usina.

Assim foi todo seu trabalho, sempre pautado pelo amor à profissão, até o dia 21 de dezembro de 1968, quando se aposentou.

No entanto, mesmo após sua merecida aposentadoria, para aplacar as saudades, voltou várias vezes à agora “Cidade de Rafard”, para visitar amigos e parentes, e relembrar o passado.

Na sua última visita à nossa cidade, passeou vagarosamente de carro pelas nossas ruas, com lágrimas nos olhos, olhando silenciosamente para tudo e todos como se estivesse despedindo da cidade e do povo que o acolheu.

No dia 11 de outubro de 1974, veio a falecer em São Paulo no Hospital Jaraguá, aquele que ficará para sempre em nossa memória como o amigo, o pai, o irmão, o nosso inesquecível “Doutor Faria”.

Eles que soube como poucos, retribuir a hospitalidade dos moradores da pequena Rafard, mesmo após sua morte, nos deu a honra de ter seu corpo sepultado no cemitério de nossa cidade, conforme era o seu desejo.

Por todo o relato acima feito por sua filha Maria Cândida Pinheiro, e por muito mais daquele que foi além de médico, um ser humano ímpar, e que deixou muito mais que saudades em todos que o conheceram, foi merecidamente homenageado (foto) numa avenida que leva seu nome em nossa cidade.

Grato pela atenção de sua leitura, e um grande abraço.

COLUNA de autoria de Rubinho de Souza
Envie sua colaboração para o colunista: [email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?