CapivariNotíciasRafardRegião

Bancários aceitam aumento de 8,5% e voltam ao trabalho

10/10/2014

Bancários aceitam aumento de 8,5% e voltam ao trabalho

Greve fechou 101 agências de 14 cidades da região, entre elas, quatro de Capivari e uma de Rafard
Proposta apresentada em assembleia foi aceita por unanimidade pelos bancários da região de Piracicaba (Foto: Camila Gandolfi/Sidban)
Proposta apresentada em assembleia foi aceita por unanimidade pelos bancários da região de Piracicaba (Foto: Camila Gandolfi/Sidban)

REGIÃO – Após cinco dias de paralisação, bancários de 14 cidades da região de Piracicaba voltaram a trabalhar na última terça-feira, 7. Eles aceitaram por unanimidade proposta indicada pelo Comando Nacional dos Bancários e apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) durante assembleia no fim da tarde de segunda-feira, 6. A greve foi encerrada em quase todos os estados brasileiros.

Quatro agências de Capivari (Caixa Econômica Federal, Santander e as duas do Banco do Brasil) e uma de Rafard (Santander) estavam fechadas em apoio ao movimento nacional iniciado no dia 30 de setembro, ao lado de outros 96 pontos de atendimento de abrangência do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (Sindban). Em todo o Brasil, 10.355 agências aderiram à greve.

Os trabalhadores reivindicavam reajuste salarial de 12,5%, pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), piso salarial de R$ 2.979,25, vales alimentação e refeição, 13ª cesta básica e auxílio-creche/babá no valor de R$ 724. No início, pediam ainda melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral, fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, fim da rotatividade e combate às terceirizações.

Porém, a categoria fechou acordo de reajuste de 8,5%, reajuste no vale-alimentação de 12,2%, aumento de 9% no piso, PLR e vários outros benefícios. De acordo com o Sindban, mais de 60 cláusulas foram negociadas, nenhuma delas contidas em legislação do trabalho. “Todas conquistadas durante esta luta”, reforça o presidente do sindicato e vereador de Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva (PT).

“Esse foi o maior aumento real sem escalonamento desde 1995, além disso, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil irão contratar mil funcionários cada um, ainda este ano, e o mesmo número até o fim de 2015”, afirma Paiva. Segundo ele, as conquistas também incluem o pagamento de todas as horas extras em dinheiro e a ampliação do vale-cultura.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?