Capivari

Banda Zaíra realiza show neste sábado

Show acontece neste sábado, 7, na Praça Central, às 20h (Foto: Divulgação)
Show acontece neste sábado, 7, na Praça Central, às 20h (Foto: Divulgação)

Com forró contemporâneo, a Banda Zaíra promete esquentar Capivari neste sábado, dia 7, a partir das 20h, na Praça Central. O show faz parte da turnê “Levanta, Sacode e Dança” do grupo que ficou mais conhecido no Brasil após a sua participação no programa SuperStar, da Rede Globo. Esta é uma das atrações que marcarão a programação de aniversário do município.

Em seu novo disco, a banda Zaíra segue elevando o som além. Inventando formatos e misturando o moderno e o tradicional com o objetivo de unir e congregar. Tem zambumba, sanfona, triângulo, cavaco, violão tenor, banjo e contrabaixo e tem distorção, ‘percurteria’ (bateria tocada de pé com percussão afro-brasileira) e faísca (cigar box guitar, guitarra feita em caixa de charuto, adaptada pela Zaíra para o cavaco).

A inventividade da música é ilustrada por letras que convidam o público a deixar as redes sociais um pouco de lado e viver a vida de verdade, com liberdade e respeito ao diferente. “Levanta, Sacode e Dança”, LSD, é apologia a uma arte que amplie todos os sentidos.

A turnê com shows gratuitos começou na sexta-feira, 29 de junho, no Canto da Ema, em São Paulo; no dia 9 de agosto, novamente estarão em São Paulo; em Jaú-SP (dia 10 de agosto); em Piracicaba (dia 17 de agosto); em Brotas (dia 18 de agosto) e Campinas (dia 1º de setembro). O projeto é financiado pelo ProAC SP, via ICMS. São patrocinadores: Raízen, Glovis Brasil Logística e RDR Transportes.

A banda

Participantes do programa SuperStar, da Rede Globo, no ano de 2015, a banda de forró eletrônico é composta por: Beibi (zabumba e vocal), Rafa Virgolino (sanfona), Diego (triângulo), Rafinha (cavaco, violão tenor, banjo), Matheus (contrabaixo) e Maicon (percussão, bateria e viola).

A partir de 2005, quando foi formada em Piracicaba, a Banda Zaíra tocou em eventos de repercussão mundial, como a Rio + 20. Em 2012, realizou três turnês pela Europa (França, Noruega, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Portugal e Holanda) e desde 2009 foi convidada para todas as edições da Virada Cultural de São Paulo.

O primeiro álbum do grupo, “O Forró de Dona Zaíra” (2008), teve participação do consagrado Trio Virgulino. No disco “Tome Forró” (2012), ninguém menos que Hermeto Pascoal, Dominguinhos e Paulo Freire contribuíram nas gravações. “Tome Forró” foi selecionado para o 24º Prêmio da Música Brasileira (antigo Prêmio Tim).

“#AntenasERaízes” (terceiro álbum) foi produzido pelo multi-instrumentista Duani Martins e lançado em 2013, dois anos antes de a Zaíra fazer sucesso no programa SuperStar, da Rede Globo, apresentando-se com surpreendentes trajes de astronautas.

Em 2017, eles lançaram o single “Barulho Bom”, com a banda Francisco, el hombre, junto com um divertido videoclipe. No início de 2018, o conjunto saiu em turnê com o rapper Rapadura.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?