Notícias

Batistada promove Festa em Louvor à São João Batista no fim de semana

28/06/2014

Batistada promove Festa em Louvor à São João Batista no fim de semana

Celebrações acontecem há mais de 250 anos no bairro; eventos serão realizados no Salão Paroquial, ao lado da capela
Fiéis seguem em procisão carregando o andor com a imagem de João Batista até o Ribeirão Batistada para a lavagem do santo; ritual se repete há mais de 250 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio das Pedras)
Fiéis seguem em procisão carregando o andor com a imagem de João Batista até o Ribeirão Batistada para a lavagem do santo; ritual se repete há mais de 250 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio das Pedras)

RIO DAS PEDRAS – O fim de semana no bairro Batistada será de Festa em Louvor a São João Batista. No sábado, 28, a partir das 20h, haverá quermesse com comidas típicas. No domingo, 29, haverá almoço com frango assado, porção de leitoa, macarronada, arroz, cuscuz e salada, a partir das 11h30. Os eventos acontecem no Salão Paroquial, ao lado da Capela de São João Batista. Durante a quermesse e o almoço, haverá show sertanejo sob os comandos da rádio Nova Cidade FM.

Quem for ao evento também poderá conferir a barraca de artesanatos produzidos por moradores do bairro nas aulas ministradas na Batistada, pela professora Angela, cedida pela Secretaria de Ação Social. A renda arrecadada com a venda de artesanato será totalmente revertida para as obras da igreja.

As celebrações em louvor ao Dia de São João Batista, comemorado em 24 de junho, ocorrem há mais de 250 anos no bairro Batistada. Em 2014, a festa teve início na noite de segunda-feira, 23, com a parte religiosa: missa em louvor a São João Batista, seguida pelo levantamento do mastro, procissão e partilha do bolo.

O ponto alto da comemoração religiosa é a tradicional procissão, na qual os fiéis levam um andor com a imagem de São João Batista e outro com a de Santana em direção ao Ribeirão da Batistada, que marca a divisa entre as cidades de Rio das Pedras e Piracicaba.

À frente da procissão, o fiel Antonio Montagner carregou a imagem de São João trazida pelos fundadores do bairro há mais de 250 anos. A meia noite, o santo foi lavado nas águas do Ribeirão Batistada e, em seguida, Montagner abençoou os fiéis com a imagem.

Agradecimento

Em nome de todos os organizadores do evento, Pedro de Jesus Montrazio agradece a Prefeitura de Rio das Pedras por ter cedido som e tendas para a cobertura do recinto, além da rádio Nova Cidade FM e todos os fiéis que colaboraram com a festa doando prendas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?