Capivari

Beneficiários do Programa Bolsa Família precisam atualizar o acompanhamento da saúde neste primeiro semestre

Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde, informa que os beneficiários do Programa Bolsa Família que ainda não realizaram o acompanhamento, devem comparecer até o dia 26 de junho, ao Posto de Saúde, para atualização do primeiro semestre de 2018. Os dados preocupam, pois não foram acompanhadas 44,7% das 2 mil famílias beneficiadas pelo programa. O número de famílias por Unidade de Saúde sem acompanhamento são:

– 354 famílias no CEAMC (Centro Especializado à Mulher e à Criança)
– 217 famílias no Posto de Saúde Castelani
– 53 famílias no Posto de Saúde Porto Alegre
– 74 famílias no Posto Engenho Velho
– 114 famílias no Posto Padovani
– 42 famílias no Posto Santa Rita
– 40 famílias no Posto São João

É importante ficar atento para se evitar o bloqueio do benefício, para estas famílias a orientação é procurar a Unidade de Saúde o mais rápido possível e se informar qual é o dia destinado ao Programa.

Dos compromissos de saúde
Para os responsáveis pelas crianças menores de 7 anos:
– Levar a criança para vacinação e manter atualizado o calendário de vacinação.
– Levar a criança para pesar e medir.

Para mulheres entre 14 a 44 anos:
– Ter acompanhamento com a equipe da Unidade de Saúde.

Para as gestantes e as mães que amamentam o compromisso é:
– Participar do pré-natal e ir às consultas na unidade de saúde. Continuar o acompanhamento depois do parto, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.
– Levar sempre o seu Cartão da Gestante.
– Participar das atividades educativas desenvolvidas pelas equipes de saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável.

Ressalta-se que, caso a família já tenha realizado o acompanhamento das condicionalidades de saúde na atual vigência, não há necessidade de comparecer ao serviço de saúde novamente.
Mantendo o acompanhamento em dia, os beneficiários do Programa tem garantido seu direito, que contribui com a melhoria das condições de vida e com o alcance do compromisso do SUS na superação da pobreza.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?