ColunistasLeondenis Vendramim

Bíblia sem preconceito – 14

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História

Vimos anteriormente que Jesus fez-Se homem e habitou entre nós, morreu na cruz, ressurgiu e ascendeu aos céus (estudo 10 e 11 desta série). Antes de subir, prometeu voltar para buscar aos Seus seguidores a fim de viverem com Ele eternamente felizes (João 14:1-3). Há muito que se anseia por isto. Os discípulos expectantes perguntaram, ainda em Seus dias terrenos:

“…quando sucederão estas coisas (o final) e que sinal haverá da Tua vinda e da consumação do século?”

Jesus, então, descerrou a cortina e mostrou-lhes um futuro aterrador (Mt 24:4-28). A Bíblia não deixa às cegas aqueles que desejam ser avisados, e os privilegiados viventes do século 21, século da tecnologia, “das luzes”, têm desfilado a olho nu, o cumprimento daquelas enunciações do Mestre e dos Seus discípulos.

S. Paulo afirma que os últimos dias seriam de tempos difíceis, porque os homens seriam egoístas, blasfemadores, desobedientes aos pais e às autoridades, cruéis, sem autodomínio, sem amor para com os familiares, tendo aparência de religioso, mas na prática são impiedosos… (2Tm 3:1-5).

O cumprimento dessas profecias é tão patente que não há como tergiversar. Há uma derrocada moral no mundo todo, entre políticos ou não, está generalizada. Os homens são amantes do dinheiro, o deus “Mamon” (dinheiro) impera, devido ao egoísmo, ou aos prazeres; por esse deus roubam, escravizam, matam e viciam. Os jornais alertam para o aumento da violência além do suportável e do combatível pelas autoridades. A polícia holandesa clamou ao governo, confessando-se incapaz de enfrentar o “Estado do Narcotráfico” e da violência paralela. No dia 26/6/2018, em Brasília, iniciou-se a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, com a presença de autoridades e representantes governamentais, abordando as intercessões entre o uso, o tráfico de drogas e os homicídios no Brasil. A representante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno aventou que o uso das drogas causa comportamento violento, compulsão econômica, furtam roubam e matam a fim de pagar pelo vício, e: “a cada 4 minutos lavra-se um B.O. sobre as drogas. O Prof. Luiz Flávio Sapori disse que o mercado de drogas é a principal matriz de violência interpessoal. Em Belo Horizonte 57% e em Maceió 75% dos homicídios são causados pelo tráfico de drogas. Há uma degeneração moral, uma desvalorização da família, desautorização dos pais e professores e até dos policiais. Os deuses modernos são o “Eu” e as Drogas. O terror e o medo são características da sociedade hodierna sob segurança governamental impotente e inapta.

Outro sinal da volta iminente de Jesus são os fenômenos naturais. A Bíblia nos alerta que nos últimos dias haveria aumento numérico e de intensidade de terremotos, maremotos, vulcões, inundações, desastres e outros fenômenos destruidores. Estima-se que existam 1.500 vulcões ativos no mundo, 550 em terra e o restante no oceano, com mais probabilidade de tsunamis. Há tempo vem aumentando as erupções no mundo, e o consequente número de mortos e desabrigados, e nenhum cientista consegue explicar o porquê disso. Em fins de 1997, geólogos descobriram que um vulcão próximo de Roma, extinto há 2 mil anos, estava despertando. Alguns deles sustentam que as últimas grandes erupções vulcânicas tiveram impacto significativo na temperatura das superfícies do mar, da terra, na pressão atmosférica e nas precipitações pluviométricas. Cientistas britânicos publicaram que a mudança no nível dos mares causada pelo aquecimento global poderia provocar a erupção de centenas de vulcões novos ou inativos e 90% dos vulcões ficam perto do mar. Prevê-se também que cidades praianas, serão inundadas e muitas outras sofreriam secas e enchentes com mais frequência. Precisa comprovação?

A fome mundial é outra marca do fim (Mc 13:8). Segundo a ONU 870 milhões de pessoas passam fome, mais de 24.000 morrem de fome todos os dias (9 milhões por ano), dentre os quais 8 milhões de crianças!”

Espero que este artigo muito resumido não seja aterrorizador, mas como alerta a fim de prepararmo-nos para a vinda do Salvador. “Prepara-te para encontrares com o teu Deus (Am 4:12).

ARTIGO escrito por Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?