ColunistasLeondenis VendramimOpinião

Bíblia sem preconceito – 33

leondenis vendramim colunista
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Quase na sua plenitude, a Bíblia mostra um Deus que ama suas criaturas (João 3:16), que está interessado no seu bem-estar, desejando-lhe saúde física, mental e moral (3 João 2).

Foi, ao prever a desobediência e o consequente infortúnio da condição degenerativa do meio ambiente e insalutífera da humanidade, que o Criador colocou na natureza todos os remédios necessários (sol, água, ar, minerais, ervas medicinais…).

Deus deu ao ser humano a Lei como proteção e fonte de Saúde (Ex 15:26). A desobediência à Lei de Deus é causa de toda a enfermidade. Houvesse Adão e Eva permanecidos fiéis, não teriam tido medo e preocupações ao ouvir a voz de Deus (Gn 3:7-10), nem necessidade de vestes, clima austero, solo rijo e praguejado, seu trabalho seria prazeroso e sem suor, nem teriam dor, ou morte.

A saúde é um bem assaz precioso para que a esbanjemos; os incautos só prezarão quando a perderem, é um tesouro inapreciável. Como disse Dalai Lama, o homem é incompreensível, gasta toda a sua saúde para ganhar dinheiro e depois gasta todo o seu dinheiro para tentar recuperar a saúde.

Embora haja causas enfermiças e mortes naturais, é certo que não precisamos antecipar a morte. Ninguém ficará para semente, todos passarão para a sepultura, onde não haverá mais lembrança, sabedoria alguma, nem amor, ódio, inveja, recompensa, nem participação do que se faz entre vivos (Ecl 9:5-10).

Uma vez morto, torna ao pó e nesse mesmo instante cessam todos os seus desígnios (Sl 146:4). Os mortos participarão das ressurreições: uns para receber a recompensa de crer em Cristo como Salvador, desenvolver um bom caráter e ser filantropo; outros para pagar por sua descrença e mau caráter.

Nosso livre arbítrio é respeitado por Deus, somos livres para escolher o que fazer com as capacidades com que o Criador nos dotou, mas as consequências correspondentes serão inevitáveis. O descaso com a saúde é desconsideração para com Deus, e o resultado é funesto.

A Bíblia é um manual que orienta a construção de caráter ilibado, saúde longeva, paz e felicidade, “tem Moisés e os profetas, ouçam-nos” Lc 16:29. “Nosso primeiro dever para com Deus e nossos semelhantes é o do desenvolvimento próprio.

Cada faculdade com que o Criador nos dotou deve ser cultivada ao máximo grau da perfeição a fim de podermos fazer a maior porção de bem de que formos capazes” Cons. Sobre o Regime Alimentar, 15.

Se há uma ciência na qual devemos nos aprimorar é a ciência de cozinhar bons, saborosos e saudáveis alimentos. Somos responsáveis pela saúde do nosso corpo, pela orientação dos nossos familiares e dos nossos circunstantes. Deus esclarece que nosso corpo é propriedade, santuário e habitação do Espírito Santo, se alguém o destruir, ou, arruinar sua saúde, Deus o destruirá (1 Co 3:16-17; 6:16-20).

O ser humano é holístico, um conjunto indissociável; as capacidades físicas, mental, psíquica, espiritual são interdependentes e tão intrinsecamente ligados quanto o nosso eu de nós mesmos; se uma parte não está sadia, as outras estão enfermas.

Como ter bons pensamentos se o fígado não funciona bem? Como obter bom caráter e espiritualidade se a mente está embotada pelo álcool, ou alimentos febricitantes e em demasia? O mundo está doente, o ser humano corrompido.

A despeito da profecia dos sábios iluministas de que o século 20 seria de paz, erradicação das enfermidades, longevidade e eliminação da morte; apesar dos avanços tecnológicos, ciência médica e fármacos o mundo “envelhece apodrecendo”, como disse Aristóteles.

O século 20 foi das piores guerras. Segundo pesquisa da U. Washington (EUA) há mais de 2,2 bilhões (1 a cada 3) de pessoas obesas no mundo, mais de um terço são crianças (Estado de S. Paulo, 20/06/2017).

Doenças erradicadas voltaram, vírus cada vez mais resistentes desafiam os cientistas, a cada 4 minutos uma mulher é agredida no Brasil, somadas às mortas, são 135.976 mulheres por ano. 3,5 milhões de pessoas usam drogas ilícitas causando 76% de mortes diretamente pelas drogas (aumento de 60% de 2000 a 2015, com mais incidência para o sexo feminino e faixa etária cada vez menor).

O número de crimes causados pelas drogas aumentam 508% nos últimos 12 anos e acréscimo de 333% das prisões (ver Folha de S. P., 9/9/19). A adoção de regimes de temperança, vegetarianos e veganos solidificam os conselhos de Deus, muito anteriores aos dos “modernos” fisiologistas. Qual é o preço da sua saúde?

ARTIGO escrito por Leondenis Vendramim, professor de Filosofia, Ética e História
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?