ColunistasLeondenis VendramimOpinião

Bíblia sem preconceito – 35

leondenis vendramim colunista
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Iniciativas de comercializar produtos orgânicos, restaurantes veganos e vegetarianos a proliferação de academias de exercícios físicos, as lutas contra a obesidade revelam uma modernidade mais cônscia em busca do viver saudável e do envelhecer com qualidade de vida.

Entretanto muitas doenças, até então erradicadas estão voltando a atormentar os brasileiros, estão enfermando, deixando graves sequelas e mesmo matando. O governo é omisso, o sistema de impostos é extorquidor e insaciável, e seu retorno privilegia os políticos com seus salários altíssimos e a classe rica.

Pouco sobra para atender aos ministérios da educação, saúde, moradia e segurança. É notório que os governos precisam priorizar o básico, contudo, cabe ao povo fazer sua parte. É muito triste ver a poluição, dos mares, rios, ruas, com plásticos, produtos químicos e muitos outros poluentes.

A Bíblia nos diz que a natureza está na expectativa da redenção dos homens porque ela está sujeita à vaidade dos homens, gemendo como se estivesse com dores de parto, e com isto, nós mesmos gememos (Rom. 8: 19-23), Muitos animais e vegetais estão em extinção. Há preocupação das autoridades de que num futuro não tão distante haverá mais poluidores nos mares do que peixes, anfíbios e outros seres vivos.

Muito se preocupou com os gases emitidos pelos veículos e pelas geladeiras, agora porém, há também a inquietação com os “compostos orgânicos voláteis” “COV”, que são os produtos de consumo mais comuns: spray de cabelos, removedor de esmaltes, xampus, tintas, perfumes, desodorantes, adesivos, pesticidas, produtos de limpeza, solventes que são tão prejudiciais quanto ao CO² dos veículos. Os COVs estão presentes em todas as cidades do mundo; eles desprendem partículas finas que se oxidam, prejudicam a qualidade do ar, danificam os pulmões, causam doenças pulmonares e levam à morte.

É o que diz o cientista Dr. Brian McDonald, estudioso dos C. Dizem, os estudiosos, que os COVs, nos EUA, por exemplo, são quase o triplo, em quantidade, dos gases dos veículos. A revista médica britânica Lancet publicou uma pesquisa mostrando que a poluição do ar está entre as 5 principais ameaças de morte no mundo sendo os COVs mais perigosos.

Outro fator cruel e impiedoso são as queimadas cada vez mais destruidoras. Segundo a Veja (4/9/19, p 27) houve 15.000 queimadas no Mato Grosso, 10.000 no Paraná, 6.000 em Rondônia, 3.000 no Acre; perfazendo 55.461 só na Amazônia, totalizando 79.513 fogaréus no Brasil, um aumento de quase 90% neste último ano. Grande parte dos incêndios são para alargar a pecuária e engordar o bolso dos gananciosos.

Os incendiários nem se lembram dos animais e de seus filhotes, dos macaquinhos dos papagaios, dos roedores e dos pássaros, dos milhões de animais e aves, que morrem carbonizados. O incêndio chamou a atenção da Nasa, agravou a relação entre os presidentes da França e do Brasil, tomou conta da imprensa mundial e enfumaçou a reputação internacional do nosso país, que assistiu aos protestos populares, dentro e fora do Brasil.

Para piorar, o cientista da Harvard Dr Stephen Walt escreveu um artigo defendendo a ideia de uma possível intervenção estrangeira na Amazônia.

A poluição do ar pela emissão de gases, pelos pesticidas, e pelas queimadas destroem a camada protetora do ozônio causando aquecimento global, destruição das calotas de gelo, a morte de animais, doenças de pele como o câncer, o desequilíbrio dos fenômenos como secas, vendavais, chuvas, granizos, tsunamis provocando destruições e mortes.

Contudo, para aqueles que creem nas promessas de Deus há esperança. No findar da Bíblia (Ap 21 e 22), no ocaso deste mundo está a aurora do Novo Planeta, onde não haverá mais choro, nem dor, nem morte, cuja capital será a habitação do Criador, sempre presente, visível, reinando com amor eterno.

Um novo jardim coabitado por grande variedade de animais mansos. Haverá frutas e flores imperecíveis, pássaros chilreando para o encanto dos remidos. Na nova terra os homens trabalharão sem cansaço, nem suor, numa terra fértil e sem ansiedade, pois o seu Deus os mantem (Ap 21:1-4 e 22:1-5). E, os leitores podem crer, pois é Deus que diz: “…Escreve, pois estas palavras são verdadeiras e fieis” (Ap. 21:5). Aguarde, Jesus está voltando para nos resgatar!

ARTIGO escrito por Leondenis Vendramim, professor de Filosofia, Ética e História
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?