Rafard

Biblioteca Municipal está de casa nova

04/08/2017

Biblioteca Municipal está de casa nova

Organização dos livros deve ser finalizada na próxima semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Organização dos livros deve ser finalizada na próxima semana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | Depois de 26 anos funcionando no Centro Cívico Major Pires de Campos, a biblioteca municipal Lucrécia Pellegrini Luchi agora está de casa nova. Ela foi realocada no Centro Cultural Júlio Henrique Raffard.
O motivo da mudança, segundo a Prefeitura de Rafard, é por conta da baixa frequência de visitantes – cerca de três pessoas por mês. Já no novo espaço, o número subiu para 12 pessoas. “Outro motivo é que a biblioteca conta com apenas um funcionário e nos dias de abonadas e períodos de férias, era necessário o remanejamento de funcionários, o que agora será solucionado com os funcionários do próprio Centro Cultural”, explica o diretor de Cultura, Esporte e Turismo, Ramon Bisin, que após diálogo com o prefeito Ilson Donizete Maia e avaliação jurídica, optaram pela mudança.
De acordo com a Prefeitura, todas as obras literárias serão realocadas no novo espaço até a próxima semana. O acervo conta com mais de 10 mil livros, com títulos diversos. O horário de funcionamento é das 8h às 11h30 e, das 13h às 17h30, de segunda a sexta-feira.
A biblioteca municipal foi fundada em 2 de outubro de 1990. Para motivar a visitação, o governo municipal garante que serão desenvolvidas atividades recreativas e de incentivo à leitura. “No momento, o foco do trabalho é incentivar as atividades para atrair visitantes para a Biblioteca. O próximo passo é a busca de recursos para o projeto de digitalização do catálogo de livros disponíveis”, afirma Bisin.
O antigo espaço passa por adaptações e abrigará o Instituto de Previdência Municipal (IPREM), gerando economia aos cofres públicos, já que não será mais necessário pagar aluguel.
Museu
Fechado há mais de seis anos, o Museu Municipal e o que resta da história de Rafard se encontra abandonado em um espaço do Centro Cívico. A Prefeitura assume a responsabilidade pelo acervo, mas diz que a manutenção é compartilhada com o Poder Legislativo, que também ocupa o espaço para uso das sessões camarárias.
Segundo o governo municipal, foi feita uma limpeza inicial do acervo e as peças estão sendo identificadas e catalogadas. “A limpeza será aprimorada para evitar danos aos objetos, com a reabertura, o espaço terá um funcionário destinado para os cuidados com os objetos”, informou a Prefeitura, que também garantiu que trabalha para o retorno do espaço e já terminou inclusive, o levantamento de despesas e serviços necessários para a reabertura do museu até o fim deste ano.

Doação de livros
No dia 31 de julho, a diretoria de Cultura e Turismo de Rafard recebeu a doação de 260 livros, destinados ao museu municipal. Os livros foram conquistados através de pedido do vereador Daniel Teodoro ao deputado Estadual, Chico Sardelli.
“É muito bom conseguir estes livros para a nossa biblioteca, pois além de aumentar nosso acervo, estamos ampliando a diversidade dos títulos para a biblioteca”, pontua Teodoro.
Segundo o diretor de Cultura, são livros contemporâneos e bibliografias. “Convido você, amante da literatura, a estar indo no Centro Cultural e conferir as novidades que chegaram”, chama Ramon Bisin.
Os livros estão disponíveis para leitura no local ou empréstimos. Para fazer o cadastro, é preciso duas fotos 3×4, comprovante de endereço e telefone.

Livros foram entregues no novo espaço (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Livros foram entregues no novo espaço (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?