Leondenis Vendramim

Bom humor, saúde e sucesso

Humor é o estado de espírito ou a condição de ânimo de uma pessoa. Bom humor não é riso, e riso não é bom humor, mas estão intimamente relacionados, e um promove ao outro.

Recebemos o vocábulo da língua latina “humore” que significa água. Há também a ideia de ter originado do pensamento grego antigo de que há quatro humores (líquidos) no corpo humano. A Biologia considera humor qualquer líquido do corpo humano.

O bom humor é produzido pelos neuro-hormônios: endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina, produzidos pela glândula hipófise no cérebro. Eles são os promotores da felicidade. Aprimoram a Inteligência Emocional para alcançarmos os objetivos: sensação de prazer e bem-estar. Servem como analgésicos, combatem o estresse, proporcionam uma sensação de confiança e melhoram os relacionamentos sociais. Se estiverem em desequilíbrio resultará em mau humor, estresse, insônia, obesidade, contendas…

Uma boa alimentação com proteínas, aveia, oleaginosos, banana, laranja, cacau, verduras escuras é essencial para o bom resultado.

O riso e o bom humor diminuem o estresse, minimizam as dores, melhoram o desempenho cerebral e a sociabilização, aumentam a imunologia e os glóbulos brancos (leucócitos que matam vírus, bactérias e outros causadores de infecções), proporcionam melhor qualidade de vida; portanto, sorria diante da pandemia e viva melhor.

Você já ouviu falar de hospitais, cujos médicos e enfermeiros vestem-se de palhaços e promovem risadas? Eles fazem isso a fim de acrescer o bom humor, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, eliminar o sentimento de isolamento social e de tristeza. Permitem também a entrada de familiares, obtendo, às vezes, a recuperação do enfermo.

Mirian M. Grudtner conta a respeito do jornalista norte-americano, que foi diagnosticado com uma doença grave e sem cura na coluna, com poucos meses de vida. Ficou internado por algum tempo, contudo, achando aquele ambiente hospitalar muito triste e deprimente. Mudou-se para um hotel e contratou uma enfermeira particular.

Seu corpo estava quase todo paralisado, mas ele decidiu não se deixar dominar pela tristeza. Recebia amigos todas as tardes, e juntos assistiam a filmes engraçados, batiam papos alegres, riam e se confraternizavam.

Após essas tardes alegres e festivas, Norman começou a dormir melhor, tinha mais apetite e mais disposição para fazer fisioterapia.

Para grande surpresa dos médicos, ele se recuperou rapidamente e escreveu o livro “Anatomia de uma Doença”, contando como o bom humor o ajudou a se recuperar de uma doença grave. (Meditação M. da Mulher, 27/7/21. CPB).

Alegria é bom remédio até para os ossos. O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos (Pv. 17:22). O bom humor e o sorriso deixam o rosto mais bonito e simpático, além de exercitar os músculos da cara e o diafragma.
Ouça mais um conselho do sábio Salomão: O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração e do espírito se abate (Pv. 15:13).

A risada com o coração alegre aumenta o colesterol HDL em até 25%. O HDL limpa as artérias sanguíneas, combate o colesterol ruim, (LDL), e o conduz ao fígado onde é quebrado e excretado. Isso evita as enfermidades coronárias, derrames, o temível acidente vascular cerebral (AVC), produz um corpo bonito e saudável, elimina as gorduras do fígado e das artérias, aumenta o fluxo sanguíneo, melhora a digestão e o funcionamento do intestino.

O bom humor ainda aprimora a capacidade cerebral, facilita o seu funcionamento, mantém a produtividade e criatividade, o que permite vantagem na concorrência, nos estudos e no trabalho.

Ria, dê boas risadas, isso baixará o cortisol e a adrenalina – causadores do nervosismo e da ira -, liberará as substâncias químicas como a endorfina e dopamina, responsáveis pelo bem-estar e pela calma. Isso proporcionará otimismo.

O otimista tem muito mais sucesso no companheirismo, nos estudos, nos esportes, bem como profissionalmente. E o melhor, você não vai brigar com seu cônjuge e filhos.

Tendo melhor saúde, bem-estar, alegria, paz, sucesso com mais longevidade. E quem é que deseja morrer?

Segundo o Psicólogo Daniel Goleman, o bom humor otimiza a inteligência emocional. O bom humor melhora a qualidade do sono tornando o dia seguinte mais produtivo.

O bom humor é, como a sabedoria, um maravilhoso dom de Deus. Aquele que não tem peça-Lhe e exercite-o (Tgo 1:5).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?