Rafard

Bombeiros interagem com alunos durante simulado

23/06/2017

Bombeiros interagem com alunos durante simulado

Simulado aconteceu em frente à Prefeitura Municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Simulado aconteceu em frente à Prefeitura Municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | A Divisão de Trânsito de Rafard em parceria com a diretoria da Educação convidaram o Corpo de Bombeiros de Capivari para uma apresentação, na última terça-feira, 20.

Alunos das escolas municipais Luis Grellet, Josefina Chiarini Borghesi e Aurélio Sotto participaram de uma simulação de atendimento dos Bombeiros em casos de ocorrência. A ação contou com a participação do sargento Marcos, cabo Trindad, soldados Querino e Sandins, e do bombeiro municipal Sandro.

“Este contato com os bombeiros ajudam os alunos a entenderem que o trabalho deles é muito sério, e o importante é não passar trotes no telefone 193, e sim, ligar somente nos casos de urgência”, salienta o chefe da Divisão de Trânsito, Emerson Ferreira.

Para a supervisora de Ensino, Marcia Valesin, o projeto é importante para despertar valores nos alunos. “Os alunos conseguem entender um pouco mais desta profissão, e isso, faz com que eles cresçam dando mais valor a estes heróis que arriscam suas vidas para salvar outras”, afirma.

Conscientização

Infelizmente, o Corpo de Bombeiros de Capivari está passando por um antigo e conhecido problema dos órgãos de segurança: os trotes.

Brincadeira de péssimo gosto, nos últimos meses os trotes tem aumentado. Antigamente as pessoas que tinham este tipo de atitude ficavam impunes porque dificilmente eram identificadas, porém, hoje, com identificadores de chamada nos telefones da corporação, quem cometer este ato, será punido.

“Fazemos aqui um apelo para que não passem trotes, especialmente para bombeiros, polícia, SAMU, etc, pois além de ser crime, isso pode tirar uma equipe do quartel sem necessidade e colocar vidas e patrimônios em risco no caso de uma ocorrência real no mesmo momento”, orienta o Corpo de Bombeiros.

A corporação pede ainda que os pais orientem seus filhos a não passar trotes. “A educação começa em casa, principalmente com exemplos. Pais de menores que comunicarem falsa ocorrência também podem responder criminalmente”, alerta.

O Art. 340 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40 prevê que provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado é crime, com pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.

É uma questão de educação e conscientização. Não passe trotes!

Congestionamento de linha

Outro problema enfrentado pelo Corpo de Bombeiros de Capivari diz respeito à pessoas que, por falta de conhecimento, tentam fazer ligações discando o código de área – 19 – e quando começam a digitar o número do telefone que, na nossa região normalmente começa com 3, automaticamente a ligação é direcionada ao número de emergência 193, do Corpo de Bombeiros.

Segundo a corporação, uma das três linhas disponíveis chega a ficar congestionada. As ligações persistem durante todo o dia, até às 23h. “Parece exagero, mas recebemos ligações o dia todo, de minuto a minuto, todas por falta de informação na hora de discar o número”, conta.

Para realizar ligações locais, não é necessário digitar o código de área antes. O mesmo acontece nas ligações entre Rafard e Capivari, ou vice e versa. É só discar o número do telefone diretamente.

Já para ligações interurbanas, a pessoa deve discar o número 0 + o código da operadora + o código de área da cidade.

Por exemplo, uma pessoa de Capivari que desejar ligar para o jornal O Semanário, deve discar 3496-1747. Muitas pessoas discam (19) 3496-1747 e é aí que está o erro. Ao discar a sequência 193, a ligação é automaticamente direcionada para o Corpo de Bombeiros.

Já para ligação interurbana, por exemplo, de alguém de Porto Feliz tentando ligar para o jornal, a sequência correta é 0 + código da operadora + 19 (que é o código de área de Rafard e Capivari) + 3496-1747 (número do telefone).

Ficar informado também ajuda salvar vidas!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?