NotíciasRafard

Buracos nas ruas aumentam e reclamações também

09/11/2015

Buracos nas ruas aumentam e reclamações também

Queixas dos moradores sobre a má qualidade da malha asfáltica de várias ruas da cidade se destacam entre as críticas feitas em rede social
Avenida Dr. José Soares de Faria está repleta de buracos (Fotos: Talita Ferreira/José Zuniga/Arquivos pessoais)
Avenida Dr. José Soares de Faria está repleta de buracos (Foto: José Zuniga/Arquivo pessoal)

RAFARD – Moradores de Rafard não aguentam mais os buracos espalhados pelas ruas da cidade. Por meio de um grupo criado recentemente no Facebook, intitulado “Reclama Rafard”, a população tem disparado uma série de críticas à atual gestão do município, mas a enxurrada de reclamações sobre a massa asfáltica das vias, cada dia mais esburacadas, se destaca facilmente entre as centenas de comentários.

A professora de Educação Física Talita Silva Ferreira, de 25 anos, publicou várias fotos da rua onde mora, Felício Albiero, no Jardim Ana. “A cratera que está se formando em frente à minha casa está com risco de chegar aos canos. Depois que arrebentar com tudo, quem tem que pagar?”, questiona. “Acabando com o sonho do meu pai, que lá em São Paulo sonhava em morar em Rafard por ser uma cidade bonita, limpa.”

Talita disse que ela e a família sentem vergonha quando precisam pedir aos motoristas que tenham cuidado na hora de estacionar em frente à casa dela. “Se um carro cai nesse buraco, o estrago creio que seja evidente.” Na manhã da última quinta-feira, 5, ela contou que o pai precisou colocar algumas pedras para amenizar a profundidade das aberturas. “Mas o risco de quebrar o cano de casa ainda existe.”

(Foto: Talita Ferreira/Arquivo pessoal)
Moradora convive com uma ‘cratera’ em frente de casa, na Rua Felício Albiero (Foto: Talita Ferreira/Arquivo pessoal)

A Rua Felício Albiero termina na Avenida Dr. José Soares de Faria, onde estão localizados o Centro Odontológico, a Unidade Básica de Saúde (UBS), o Centro de Treinamento Senai Celso Charuri, a Escola Estadual Professora Jeni Apprilante, a delegacia, um supermercado e até a Prefeitura, além de algumas casas. Apesar disso, é a via mais danificada da cidade, com fragmentos espalhados nos dois sentidos.

“Está se tornando intransitável esse trecho”, diz o aposentado José Leite Trapero Zuniga, de 68 anos. “Tanto moto como carro tem que andar em ziguezague. Em linha reta não dá, se não cai no buraco e quebra a suspensão.” Alguns moradores relataram que precisam cobrir os veículos na garagem, para proteger das pedras soltas pela rua. Na altura da Praça do Coração, ônibus estão subindo na calçada para desviar dos buracos.

“Queria que nos explicassem por que as ruas do Centro foram as primeiras a serem recapeadas. O serviço deveria ter começado pela prioridade, que é a Avenida Dr. José Soares de Faria, onde tem movimento de caminhões, ônibus e carros dia e noite. Tem rua do Centro que nem carro passa e foi recapeada”, critica Zuniga. “Está na hora de recapear essa avenida logo, antes que tenha acidente.”

(Foto: José Zuniga/Arquivo pessoal)
Prefeitura disse fará um serviço de tapa-buracos de emergência assim que as chuvas cessarem (Foto: José Zuniga/Arquivo pessoal)

Recentemente, sete ruas foram recapeadas pela Prefeitura: Nossa Senhora de Lourdes, Conselheiro Gavião Peixoto, Marechal Deodoro da Fonseca, IV Centenário, Paul Madon, Nadalina Pelegrine Luchi e 14 de Julho. Ver essas ruas totalmente novas tem causado revolta em parte dos moradores, que não entende o porquê de a Avenida Dr. José Soares de Faria ainda não ter recebido o serviço também.

Segundo a Prefeitura, as últimas quatro vias tiveram um investimento no valor de quase R$ 204 mil proveniente da venda de um terreno no Distrito Industrial de Rafard. Outras quatro serão beneficiadas nos próximos meses. Sobre a Avenida Dr. José Soares de Faria, o governo municipal informou que está aguardando a liberação de emendas parlamentares no valor total de R$ 350 mil para executar o recape de parte da via.

A verba foi prometida pelos deputados estadual Roberto Morais (PPS) e federal Ricardo Izar (PSD). No entanto, o prefeito César Moreira (PMDB) afirmou na tarde da última quinta-feira, que assim que o período de chuvas passar, um serviço de tapa-buracos emergencial será realizado em toda a extensão da avenida, com recursos próprios, a fim de amenizar o problema enquanto o recape não acontece.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?