NotíciasRafard

“Buscaremos viabilizar que Executivo e Legislativo formem um único partido”, diz prefeito eleito

07/10/2016

“Buscaremos viabilizar que Executivo e Legislativo formem um único partido”, diz prefeito eleito

Uil Maia e Carlão da Aribela foram eleitos para a Prefeitura com 52,74% dos votos; atual vice-prefeito foi reeleito com novo parceiro
Uil e Carlão assumem o Executivo a partir de 1º de janeiro de 2017 (Foto: Arquivo pessoal)
Uil e Carlão assumem o Executivo a partir de 1º de janeiro de 2017 (Foto: Arquivo pessoal)

ELEIÇÕES 2016 | Uil Maia, do PSD, foi eleito no domingo, 2, prefeito de Rafard para os próximos quatro anos. O resultado saiu por volta das 17h30. Ao final da apuração, Maia acumulou 3.038 votos, o que corresponde a 52,74% dos votos válidos. Essa é a segunda vez que ele disputa o cargo máximo do Executivo. Em 2012, apesar da votação expressiva, ele foi derrotado pelo atual prefeito, César Moreira, do PMDB.
Na segunda colocação ficou o ex-prefeito Márcio Minamioka, do PSL, com 1.439 votos (24,98%). Logo atrás, o vereador Marcelo Puff conquistou 1.283 votos, o que equivale a 22,27% dos votos válidos.
Para o candidato eleito, diante das mudanças recentes na legislação eleitoral, o poder aquisitivo deixou de ser protagonista e esta campanha favoreceu aqueles que tinham propostas para apresentar. “Nossa campanha foi pautada em muito trabalho dia a dia, casa a casa, ou seja, sola de sapato e olho no olho com o eleitor, e baixo investimento financeiro, mas, com muita disposição em ouvir os anseios da população e também para apresentar nosso plano de governo”, declarou Uil Maia.
Vinte e duas urnas foram disponibilizadas em três pontos de votação em Rafard. Segundo o Cartório Eleitoral, nenhuma apresentou problemas. Dos 7.556 eleitores, 84,38% (6.376) compareceram para exercer o seu papel de cidadania. Foram registradas também 1.180 abstenções (15,62%). Nenhum voto foi anulado, 217 votaram em branco e 399 foram nulos.
Há 20 anos na política, Maia acredita que esta eleição demonstrou que diante do atual cenário político que o país atravessa, a população não aceita mais campanhas que se fundamentem em ataques que objetivam desmoralizar os oponentes. “Ficamos felizes em perceber que hoje o eleitor está mais exigente e espera muito mais do que boatos e fofocas paralelas trocadas de maneira injuriosas entre os candidatos”, disse.

Mensagem
Após a vitória, Uil Maia e Carlão da Aribela deixaram sua mensagem para os eleitores. “Primeiramente eu e meu vice Carlão gostaríamos de aproveitar o espaço para agradecer cada voto que recebemos nesta eleição, as famílias que nos acolheram em seus lares e que ouviram nossas propostas e dizer que retribuiremos todo carinho recebido com um trabalho sério pautado na transparência e respeito para com o nosso povo. Nossa mensagem é de muito otimismo, pois temos plena convicção que realizaremos uma gestão participativa, onde não mediremos esforços para atender os anseios da população. Atuaremos com a máxima responsabilidade na aplicação do dinheiro público, visando atender as necessidades da nossa gente. Desejamos trabalhar em parceria com a Câmara Municipal e buscaremos viabilizar que executivo e legislativo formem um único “partido”, a saber PUR – Partido Unido por Rafard. Uma vez que ambos devem trabalhar colocando o interesse público acima de interesses partidários e ou particulares”, declarou a dupla vencedora.

Legislativo
Apesar da expressiva votação, o prefeito eleito, Uil Maia, não conseguiu eleger a maioria dos vereadores na Câmara de Rafard, que registrou uma renovação de cinco cadeiras. Mário Severino da Silva, do PMDB, foi eleito o vereador mais votado, com 374 votos. A vereadora Ângela Barboza (PSL) foi reeleita na segunda colocação, com 296 votos. Wagner Bragalda (PMDB), Alexandre Fontolan (PSDB) e Marco Brigati (PPS) também foram reeleitos. Junto com o vereador mais votado, estreiam uma cadeira no Legislativo, Fabinho (PSD), Alex (PT), Daniel Teodoro (PSD) e Felipe Marchioretto (PSL).
Estreando na política, o vereador mais votado, Mário Severino, disse ter ficado surpreso e feliz com o resultado. “Pela primeira vez candidato e ser o mais votado foi para mim muito emocionante. Eu agradeço o voto de confiança e me comprometo a ser exemplo de renovação e de influência positiva na Câmara e na sociedade como um todo. Meu objetivo, além de ser atuante na Câmara, é incentivar aos jovens e a outras pessoas para que também participem da Política e das discussões de melhorias para a cidade”, declarou.

vereadores-eleitos-rafard-montagem

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?