MombucaNotícias

Câmara aprova moção de repúdio contra ex-prefeito de Mombuca

15/09/2014

Câmara aprova moção de repúdio contra ex-prefeito de Mombuca

Documento exibe diversas irregularidades praticadas durante a administração de Marcos Antonio Poletti
Marcos Poletti, ex-prefeito de Mombuca (Foto: Arquivo/O Semanário)
Marcos Poletti, ex-prefeito de Mombuca (Foto: Arquivo/O Semanário)

MOMBUCA – Na sessão ordinária da Câmara de Mombuca, realizada no dia 26 de agosto, os vereadores aprovaram uma moção de repúdio contra o prefeito anterior, Marcos Antonio Poletti. De autoria do presidente da Câmara, Walter Aparecido Martins de Moraes (PPS), o documento cita diversas irregularidades cometidas durante a administração passada.

Entre elas, destacam-se as irregularidades na construção da creche pró–infância do bairro Vila Nova (obra 100% paga, mas não concluída), na obra da passarela da Avenida Ventura Alcade Granados (possível fraude na contratação da empresa vencedora da licitação), na reforma da Escola Municipal Argentina Francês (paga com recursos do Fundeb, o que é proibido), além do não pagamento de dívidas que somam quase R$ 420 mil.

Considerando que a prefeita Maria Ruth de Oliveira (PR) era vice de Poletti, assim como alguns vereadores e funcionários públicos atuais são os mesmos da administração do ex-prefeito, O Semanário questionou a Câmara de Mombuca quanto à morosidade na tomada dessa decisão, uma vez que essas denúncias poderiam ter sido feitas durante a administração a qual eles também faziam parte.

Em nota oficial enviada na tarde de terça-feira, 2 de setembro, o Legislativo informou que, entre os anos de 2010 e 2012, o plenário aprovou 111 requerimentos com pedidos de informações sobre obras, gastos públicos, fiscalizações e indicações, a maioria de autoria dos vereadores Eugênio de Oliveira Neto (PR), na época presidente da casa, e Walter Aparecido Martins de Moraes.

Ainda segundo a nota, em março de 2011 a Câmara protocolou um requerimento para apurar as irregularidades na construção da creche pró-infância. Os apontamentos geraram um processo que foi encaminhado ao Ministério Público. “Sem embargo das informações já mencionadas, ressalte-se ainda que foram protocolizadas mais de duas dezenas de representações/denúncias em relação a diversos atos da gestão do prefeito Marcos, no Ministério Público, no Tribunal de Contas e até no Crea/SP no que toca a qualidade das obras públicas, que pode ser facilmente constatadas nos órgãos mencionados.”

Sobre a prefeita Ruth, a Câmara informou que ela “teve papel participativo no auxílio à fiscalização, colaborando com os vereadores na época”. “Portanto, não há qualquer atitude de querer ‘condenar’ o ex-prefeito, que tem o inquestionável direito de defesa assegurado pela Constituição Federal. Porém, é oportuno levar ao conhecimento da população os fatos, inclusive as ações que foram e estão sendo tomadas pela Câmara Municipal”, respondeu o Legislativo.

O ex-prefeito de Mombuca, Marcos Antonio Poletti, também foi procurado pelo jornal O Semanário, mas até o fechamento desta edição ele não se pronunciou a respeito das acusações.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?