Capivari

Câmara aprova projeto para criação de ciclovias em Capivari

05/09/2016

Câmara aprova projeto para criação de ciclovias em Capivari

Objetivo da Prefeitura é incentivar o uso de bicicletas para criar um modelo de transporte sustentável
Diversas cidades do país já implantaram sistema cicloviário (Foto: Reprodução/Internet)
Diversas cidades do país já implantaram sistema cicloviário (Foto: Reprodução/Internet)

CAPIVARI | O projeto de lei 102/2016, que prevê a criação de ciclovias em Capivari, foi discutido e aprovado por unanimidade na sessão ordinária da última segunda-feira, 29, na Câmara Municipal. A propositura, encaminhada pelo Executivo, dispõe sobre a criação do sistema cicloviário. O principal objetivo, segundo a Prefeitura, é o incentivo ao uso de bicicletas associado a um modelo de transporte sustentável.
O munícipe poderá adotar a bicicleta como meio de transporte cotidiano, ficando a cargo do governo municipal, oferecer condições de transporte para os usuários, inclusive, com mecanismos de segurança para que não haja riscos entre o transporte com bicicletas e o uso de veículos, como carros e caminhões.
De acordo com o projeto, o sistema cicloviário de Capivari será composto por ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, bem como, locais apropriados para o estacionamento de bicicletas.

Opiniões divididas
Apesar de ser aprovado por unanimidade, a criação do sistema cicloviário dividiu opiniões na Câmara. A redação do Projeto de Lei não descreve o local onde as ciclovias serão criadas e, também, não explica detalhes específicos sobre o planejamento para estas obras na cidade.
O vereador André Luis Rocha afirmou que a propositura vem ao encontro da necessidade do município, porém, faltam informações mais concretas. “A sociedade está pedindo projetos como este, sem dúvida. Porém, vejo que está muito genérico, sem embasamento técnico. Não cita o local, as ruas para o bicicletário, o cronograma de expansão, enfim, considero como um projeto primário”, opinou.
Já os parlamentares Valdir A. Vitorino e Edson José Bombonatti defenderam a proposta, com a justificativa de que o passo inicial já foi dado. “Primeiro precisa ter o projeto para que seja feito um estudo em cima dele. É apenas um começo, e nós temos que cobrar e acompanhar o que vai ser feito”, disse Vitorino.
“Antes tarde do que nunca. A nossa cidade tem poucos lugares para se adaptar para o meio ciclístico, e as futuras avenidas já devem vir com o espaço das ciclovias. Vale o incentivo para que possa dar certo”, declarou apoio o vereador Bombonatti.
Para o vereador Mateus Scarso, o projeto precisa ser mais detalhado e com algumas alterações. “Estamos aprovando um sistema cicloviário em Capivari, então, é preciso identificar as avenidas que tenham condições de receber ciclovias, como as avenidas Tarsila do Amaral e Ênio Pires de Camargo”, sugeriu.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?