NotíciasRegião

Câmara de Piracicaba vai discutir a exportação de água com ‘vizinhas’

Saltinho e Rio das Pedras já demonstraram interesse em firmar convênios. Vereador quer discutir o projeto com os municípios para formular emendas.

A Câmara de Piracicaba (SP) vai se reunir com representantes de Rio das Pedras
(SP) e Saltinho (SP) para debater o projeto que autoriza o Sistema Municipal de Água e Esgoto (Semae) a vender a água captada no município para as cidades vizinhas. A ideia é que membros das Câmaras e responsáveis pelo tratamento de água desses locais discutam o projeto e até mesmo proponham mudanças. Ambas as cidades já teriam demonstrado interesse no projeto.

Abastecimento local deve ser garantido antes da água ser vendida (Foto: Divulgação/ Prefeitura)

Segundo a proposta assinada pelo prefeito Barjas Negri (PSDB), o projeto visa arrecadar fundos para o Semae. Cada parceria permitiria o fornecimento de até 5 litros de água por segundo. O texto tramitou no Legislativo por três meses e foi aprovado nas comissões, mas somente essa semana as cidades da região seriam chamadas para o debate. Por conta desse atraso, o projeto entraria nesta segunda-feira (26), mas a votação só acontecerá daqui a uma semana.

“Era para termos feito essa reunião hoje (segunda-feira), mas não deu certo. Entrei em contato com representantes dessas cidades para marcarmos um encontro com o líder de governo, vereadores e alguém do setor de água dessas cidades. Queremos fazer um projeto que auxilie a todos”, disse o líder do governo em Piracicaba, José Aparecido Longatto (PSDB).
Projeto
Os 13 municípios que fazem limite com Piracicaba só poderão comprar a água captada na cidade se firmarem convênio de parceria e se houver garantias de que abastecimento local não será prejudicado. Cada contrato precisará da aprovação da Câmara.

Os convênios, conforme o texto do projeto de lei, poderão ser firmados por meio de cooperação técnica entre os municípios. No contrato, como garantia exigida por Piracicaba, está previsto que a cidade deve manter as taxas praticadas pelo Semae sobre a água exportada.

Para especialista, Piracicaba tem capacidade para exportar a água (Foto: Marco Guarizzo/G1)

Integração
Para o coordenador de projetos do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Alexandre Vilella, a exportação da água deverá acontecer para períodos curtos. “Na realidade essa prática não é novidade. Não acredito que o Semae vá firmar um contrato de 20 anos com outro município, mas irá fazer convênios em meses de escassez na captação dessas cidades”, disse.

Vilella contou que a prática já existe em cidades como Campinas (SP) e Sumaré (SP), e Piracicaba tem capacidade para fornecer água sem comprometer o próprio abastecimento. “A maioria da água tratada aqui vem do Rio Corumbataí. Ainda há muita reserva no Rio Piracicaba para ser captada”, completou.

A reportagem do G1 Piracicaba e região encaminhou questões sobre o projeto ao Semae, antes da votação, mas a autarquia afirmou que só falaria depois que o projeto fosse aprovado.

 

Fonte: G1

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?