CapivariNotícias

Câmara entrega moção de aplausos a sanfoneiro vencedor do Mapa Cultural

06/06/2014

Câmara entrega moção de aplausos a sanfoneiro vencedor do Mapa Cultural

Roberto Pagotto, 63, venceu a etapa regional na expressão Música Instrumental
Acordeonista Roberto Pagotto foi homenageado na noite de segunda-feira, 2, na Câmara Municipal (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Acordeonista Roberto Pagotto foi homenageado na noite de segunda-feira, 2, na Câmara Municipal (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

CAPIVARI – A Câmara Municipal entregou, na segunda-feira, 2, uma moção de aplausos ao músico capivariano Roberto Pagotto, 63, vencedor da fase regional do Mapa Cultural Paulista na expressão Música Instrumental, categoria Solista, pela região de Campinas. Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte, o projeto visa descobrir e estimular a produção cultural, bem como incentivar a participação dos municípios nessas atividades.

A edição 2013/2014 foi dividida em quatro fases: municipal, regional, estadual e circulação, sendo que as duas primeiras aconteceram no ano passado. Ao todo, 13 regiões do estado de São Paulo participaram do Mapa, distribuídos em sete expressões artísticas: Artes Visuais (Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia), Vídeo, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura (Conto, Poema e Crônica), Dança e Teatro.

Com o título de campeão regional, Pagotto garantiu uma vaga para se apresentar na Mostra de Música Instrumental, válida pela etapa estadual, realizada nos dias 17 e 18 de maio deste ano, em São Paulo. Na ocasião, os selecionados participaram da gravação de um DVD e do CD, cujos exemplares serão entregues em forma de premiação aos vencedores.

As canções interpretadas pelo capivariano durante o Mapa Cultural Paulista foram “Bem-te-vi atrevido”, composição de Lina Pesce, e “Segredos de mãe d’água”, de Marcelo Tupinambá. Na fase circulação, que acontece no segundo semestre de 2014, o músico irá se apresentar em três cidades, ainda não definidas, a um raio de 200 km de Capivari. A cada exibição, incluindo a da etapa estadual, os participantes recebem um “Prêmio Estímulo” no valor de R$ 2 mil.

Para Gillys Scrocca (PTB), autor da homenagem junto ao vereador Flávio Carvalho (PSDB), “a fortaleza do talento” e o currículo de Roberto Pagotto “são de impressionar”. O músico começou a tocar acordeom aos 14 anos e, aos 16 passou a dar aulas e se apresentar em bailes e programas de rádio da região. Ele já participou de espetáculos ao lado de Tinoco, Mariangela (filha do acordeonista Mario Zan) e Irmãs Galvão. Além disso, fez parte da Orquestra Sinfônica, em Tatuí, com a qual se apresentou num cruzeiro.

Hoje, Pagotto integra o grupo de seresteiros da cidade e o Unidos de Capivari. Ao lado da esposa, Neide, anima casamentos, bodas de ouro, festas juninas e julinas entre outros eventos e, todas as quintas e sextas-feiras, o sanfoneiro toca para os doentes que estão internados na Santa Casa e na Unimed, respectivamente. “Por meio da música, ele ilumina aqueles que estão padecidos por uma enfermidade”, diz Scrocca.

“A alegria da gente é transmitir alegria há quase 50 anos”, afirma Roberto Pagotto. Segundo ele, a última etapa do Mapa é fundamental, pois consiste na oportunidade de ser conhecido (e reconhecido) nos 565 municípios do estado de São Paulo. “A gente lutou com garras e alma, não para ser o primeiro, mas para competir. Deu certo? Sim”, diz. “Estou muito feliz em poder representar Capivari no Mapa Cultural Paulista”, acrescenta o vencedor.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?