CapivariNotícias

Câmara institui Semana do Idoso em Capivari

28/11/2014

Câmara institui Semana do Idoso em Capivari

Projeto de lei de autoria do vereador Valdir Vitorino chama atenção para a importância dos idosos na sociedade
Projeto de lei estabelece a Semana Municipal do Idoso entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)
Projeto de lei estabelece a Semana Municipal do Idoso entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro (Foto: Divulgação/Câmara de Capivari)

CAPIVARI – Os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite de segunda-feira, 24, durante a sessão ordinária, projeto de lei que institui a Semana Municipal do Idoso. A iniciativa, de autoria do vereador Valdir Vitorino (PROS), determina que a prefeitura promova atividades como palestras, cursos, shows, gincanas, consultas e exames entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro – Dia Internacional do Idoso – de cada ano.

Segundo Vitorino, o objetivo é estimular atividades físicas e mentais, conscientizar sobre a importância do idoso como fonte de experiência e sensibilizar os diversos segmentos da sociedade sobre o papel e a respectiva importância do idoso. O parlamentar explica ainda que a ação visa reconhecer aqueles que construíram o presente e que hoje estão, em muitos casos, renegados em segundo plano.

“Capivari precisa mover ações para as pessoas da melhor idade. Tem aí uma lei minha que institui a Olimpíada da Terceira Idade. Vamos trazer a terceira idade para os campos de futebol, tem o grupo do [bairro] Santo Antonio que tem um conjunto musical. Na Semana do Idoso podemos fazer show na praça, trazer as pessoas idosas para a Praça Central, essas pessoas que tanto colaboraram com nossa cidade”, diz.

Vitorino lembrou também que a população em geral tem vivido mais. Conforme dados do Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,8% da população capivariana é idosa, o que corresponde a 5.179 habitantes. No Brasil, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013 apontam que o número de pessoas acima de 60 anos no Brasil cresceu: de 12,6% em 2012 para 13% no ano passado – totalizando 26,1 milhões de idosos.

Para o vereador, é preciso esclarecer a importância do idoso e de sua participação no mundo atual. De acordo com ele, a Semana do Idoso poderá “proporcionar a essas pessoas, que muito contribuíram para o nosso município, momentos de cultura, lazer, melhores condições de saúde e elevação da autoestima. Outro ponto fundamental é a conscientização [de como o idoso] deve ser tratado e do porque desse tratamento especial”.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?