Capivari

Câmara Municipal de Capivari inicia a campanha Novembro Azul

Campanha de conscientização teve início na Austrália em 1990, conhecida como “Movember”

O mês de novembro começou. E junto dele, a Câmara Municipal de Capivari dá início à Campanha Novembro Azul. A exemplo do Outubro Rosa, o movimento tem o objetivo de conscientizar os homens sobre o câncer de próstata e a diabetes.
O câncer de próstata é a 2ª maior causa de morte entre homens brasileiros, perdendo apenas para as doenças cardíacas.
A partir de segunda-feira, a Câmara de vereadores distribuirá entre funcionários e vereadores, o símbolo da campanha, a fita azul e os cartões com a mensagem para que os homens se cuidem, fazendo a prevenção de ambas as doenças.
O vereador Mateus Scarso (PMDB), entrou com o Projeto de Lei 045/2013, que será votado na 40ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, 4. Após a aprovação no plenário, a lei institui o mês de novembro como a época de conscientização sobre maiores cuidados com a saúde do homem no município de Capivari.
A campanha Novembro Azul ainda é pouco difundida no Brasil. Ela teve inicio na em Melbourne, na Austrália, em 1990. Um grupo de homens criou o “Movember”, um movimento cujo símbolo é o bigodinho preto, com o objetivo de aumentar a conscientização masculina sobre os exames preventivos contra o câncer de próstata. Estados Unidos e Reino Unido também aderiram ao movimento, que se espalhou pelo mundo todo. Por isso, novembro também é conhecido como o mês do bigode, numa referência ao homem.
O vereador Mateus Scarso (PMDB), justifica a necessidade da apresentação do Projeto de Lei para que, depois do Outubro Rosa, inteiramente dedicado à saúde da mulher, seja implantada no município, a campanha Novembro Azul, vez dos homens se cuidarem. “O mês de novembro é conhecido internacionalmente pelas ações dedicadas à conscientização do homem para a necessidade de exames preventivos contra o câncer de próstata, a diabetes e a saúde geral do homem. Novembro é propício para lembrar a todos os pais, irmãos e filhos o quanto é importante a prevenção desse mal”, explica o vereador.
A campanha realizada pela Câmara estará no site, no Facebook, no início das sessões ordinárias, rádio e outros meios de fácil acesso à população. O slogan da campanha:“NESTE NOVEMBRO, ESTAMOS AO SEU LADO. QUEREMOS QUEBRAR PRECONCEITOS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES”, chama a atenção de toda a sociedade para a dificuldade enfrentada pelos homens em se exporem aos exames preventivos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?