CapivariNotíciasRafard

Campanha à favor da prevenção do câncer de mama chega a Capivari, Rafard e Rio das Pedras

10/10/2014

Campanha à favor da prevenção do câncer de mama chega a Capivari, Rafard e Rio das Pedras

Movimento mundial de conscientização, que chegou ao Brasil há sete anos, oferece consultas e exames de detecção gratuitos durante todo o mês nas três cidades
(Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Início das ações em Capivari foi marcado pela entrega da fita rosa, símbolo da campanha, a todos os vereadores (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

REGIÃO – A campanha mundial “Outubro Rosa” começou esta semana nas cidades de Capivari, Rafard e Rio das Pedras. A programação, que chama a atenção para a necessidade da prevenção contra o câncer de mama e aproveita para esclarecer também sobre o câncer de colo do útero – as duas doenças que mais matam brasileiras todos os anos –, reúne uma série de ações de conscientização durante o mês, além de oferecer exames para detecção das doenças.

Em Capivari, a parceria entre Câmara e secretarias da Saúde e da Comunicação Social promove, entre os dias 6 e 31 de outubro, a 10ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo do Útero. O exame de papanicolau, que permite diagnosticar o câncer de colo do útero precocemente, está sendo realizado em sete unidades de saúde do município:

De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, nos postos do Jardim Santa Rita de Cássia (próximo a Elias Fausto), Castelani, São João, Porto Alegre e Engenho Velho; e no Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança (Ceamc). Aos sábados, das 8h ao meio-dia, os atendimentos acontecem nos postos do Padovani (dias 11, 18 e 25), Castelani (11), Porto Alegre (18), Engenho Velho (25) e São João (25); e no Ceamc (11, 18 e 25).

E, com a finalidade de elevar a autoestima das capivarianas com câncer, a prefeitura está selecionando aquelas que desejem fazer micropigmentação da aréola e das sobrancelhas. Na terça-feira, 28, as 50 mulheres escolhidas vão passar pelos procedimentos em Campinas, com uma equipe voluntária liderada pela especialista Ana Paulla Savoy.

Para participar de um dos processos oferecidos pelo projeto “Micropigmentação Social”, é necessário ter a mama reconstruída, pelo menos um ano de cirurgia de mama e autorização do médico. No caso da micropigmentação das sobrancelhas, basta ter autorização médica. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3492-9242 (com a Natália) ou 3492-8205 (com a Renata).

Projeto de lei do vereador Bruno Barnabé inseriu o ‘Outubro Rosa’ oficialmente no calendário municipal (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Projeto de lei do vereador Bruno Barnabé inseriu o ‘Outubro Rosa’ oficialmente no calendário municipal (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

Jusciane Ferreira

Capivari aderiu ao “Outubro Rosa” no ano passado. A campanha, que nasceu nos Estados Unidos há 30 anos e, no Brasil, ocorre anualmente há sete, foi instituída oficialmente no calendário de eventos do município por meio do projeto de lei que deu origem à Lei nº 4540/2014. De autoria do vereador Bruno Barnabé (PPS), a iniciativa também homenageia a capivariana Jusciane Ferreira, que morreu em 2013, vítima do câncer de mama.

Jusciane descobriu a doença aos 27 anos, mas sua maneira de ver a vida e enfrentar as dificuldades deixou um legado de coragem e determinação na luta contra o câncer. Sua causa recebeu destaque nas mídias local e nacional. Contudo, infelizmente ela faz parte dos 1,38 milhões de novos casos de câncer de mama registrados anualmente no mundo e 458 mil mortes, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O início das ações desenvolvidas na cidade foi marcado pela entrega de uma pequena fita rosa a todos os vereadores na noite de segunda-feira, 6, durante a última sessão ordinária. Segundo a diretora de Comunicação da Câmara, Claubijeine Cavalcante, esposas, mães e amigas dos parlamentares também receberam o símbolo da campanha, assim como todos os secretários municipais, a fim de que transmitam a mensagem de conscientização.

“Ainda sem data definida para este mês, teremos uma palestra de conscientização aqui na Câmara, dentro desta parceria, envolvendo a Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC). E também a caminhada do ‘Outubro Rosa’ (…) Este evento deve acontecer na última semana do mês”, explicou a diretora após a distribuição da fita em forma de broche presa a um cartão igualmente cor-de-rosa.

Para o vereador Bruno Barnabé, a prevenção é importante porque possibilita o diagnóstico precoce, e isso, de acordo com ele, pode salvar muitas mulheres. “Eu acho muito importante a gente diminuir essas estatísticas que vêm acontecendo no Brasil. E eu acredito que essa campanha vai, com certeza, ajudar a informar as pessoas sobre a prevenção dessas doenças”, comentou o vereador em sua fala na tribuna.

Rafard

O Programa de Saúde da Família (PSF) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) concentram todas as ações da primeira edição do movimento em Rafard. Desde o início da última semana, a campanha oferece consultas e exames ginecológicos todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 13h, no PSF, e aos fins de semana, das 8h ao meio-dia, na UBS. De acordo com a Diretoria de Saúde, somente nos dias 11 e 12 não haverá atendimento.

Rio das Pedras

Em Rio das Pedras, a campanha está sendo voltada a mulheres entre 50 e 69 anos. Durante o mês, o público prioritário deve comparecer ao Centro Médico de Especialidades Dr. Francisco Gorga Filho (na Rua Aradesco Bianchim, 89, São Cristóvão), de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, para fazer o exame de mama. Na sequência, a Secretaria de Saúde encaminha as mulheres dentro da faixa etária para a realização da mamografia.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?