Notícias

Campanha de prevenção à tuberculose começa na segunda-feira

Testes serão realizados durante a semana, das 7h às 12h

RIO DAS PEDRAS – A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Pedras realiza entre os dias 24 de fevereiro e 15 de março a “Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios” (tuberculose), no Centro de Especialidades Dr. Francisco Gorga Filho. Os testes serão feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

De acordo com a secretaria, a tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível por via respiratória, causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Koch. Ela pode causar lesões em qualquer parte do organismo humano, mas tem preferência pelos pulmões. A transmissão ocorre quando o doente com tuberculose no pulmão tosse, espirra ou fala.

Os bacilos são então lançados no ar e podem atingir outras pessoas, entrando nos pulmões pela respiração. Nem todas as pessoas adoecem quando são contagiadas. Isso depende principalmente da capacidade de defesa do organismo. Os sintomas são tosse persistente por mais de duas semanas, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, falta de apetite, cansaço fácil e febre baixa, geralmente à tarde.

Os testes, segundo a Secretaria de Saúde, consistem na prevenção e na detecção da doença. Para a realização não há necessidade de consulta médica, pois o procedimento é feito por enfermeiras. Todavia, somente os adultos podem ser submetidos aos testes. O Centro Médico fica na Rua Aradesco Bianchim, 89 – São Cristovão I. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 3493-6447.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?