Capivari

Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero vai até dia 31

20/10/17

Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero vai até dia 31

2017_10_20_outubro_rosa

CAPIVARI | A 13ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero iniciada no começo do mês, segue até o dia 31 de outubro, nas unidades de saúde de Capivari. Os exames de prevenção podem ser realizados pelas mulheres de segunda a sexta nos postos de saúde dos bairros e no Ceamc (Centro Especializado em Atendimento à Mulher e à Criança).

O atendimento será realizado aos sábados também durante este mês, das 8h às 12h. Nos próximos sábados os locais para exames e coletas serão:

• CEAMC – dias 21 e 28 de outubro;

• Posto de Saúde Padovani – dias 21 e 28 de outubro;

• Posto de Saúde Porto Alegre – dia 21 de outubro;

• Posto de Saúde Engenho Velho – dia 21 de outubro;

• Posto de Saúde Rita – dia 28 de outubro;

• Posto de Saúde São João – dia 28 de outubro.

O exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido popularmente como exame de Papanicolau, é indolor, barato e eficaz. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais um dia antes do exame, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame e não se submeter ao exame durante o período menstrual.

As causas de câncer de mama são ainda desconhecidas. O histórico familiar constitui o fator de risco mais importante, especialmente se o câncer ocorreu na mãe ou em irmã, se foi bilateral e se desenvolveu antes da menopausa. Outro fator de risco é a ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, que gera um aumento moderado do risco de câncer de mama. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o auto-exame das mamas, o exame clínico e a mamografia.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Saúde, localizada na Rua Padre Haroldo, 553, Centro, ou pelo telefone: 3492-8200 ou no Ceamc (Centro Especializado em Atendimento à Mulher e à Criança), localizada na Rua Chiquinho Quadros, 1000, Nova Capi, ou pelo telefone: 3491-7590.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?