Rafard

Campanha de sangue registra queda de mais 50% nas doações

 

 

 

 

 

 

O Hemonúcleo Piracicaba em parceria com a Diretoria de Saúde de Rafard realizou no último sábado (21), na Unidade Mista de Saúde (UMS), a 13ª Campanha de Doação de Sangue.
Apenas 50 pessoas participaram da campanha, das quais 43 puderam concretizar a doação. Sete pessoas não passaram pela triagem devido a alteração de pressão ou algum problema de saúde.
O resultado da campanha não foi nada animador, pois registrou uma queda de mais de 50% do número de doadores, se comparado a última campanha realizada no município, no mês de abril, onde 96 pessoas participaram e 88 puderam doar.
Segundo o chefe administrativo da UMS, Celso Alves Ferreira, a queda no número de doadores se deve por conta das festas na região, o tempo frio e a proximidade entre campanhas. “Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue, ou de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja indispensável. Quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano”, conscientizou.
Os números não são nada satisfatórios para o Hemonúcleo Piracicaba, numa época em que os bancos de sangue registram queda de até 8% nas doações.
No inverno, essa queda é atribuída à diminuição do deslocamento das pessoas na estação e as limitações causadas pela chuva, que impossibilita o trabalho de coleta através dos ônibus do Hemocentro.
O Hemocentro Campinas alerta que caso o estoque total fique abaixo de 50%, é grande o risco de cancelamento de cirurgias em diversos hospitais da região ou mesmo falta de sangue e hemoderivados para atendimentos de urgência e emergência. Uma preocupação maior fica por conta dos sangues do tipo RH negativo (A, B, AB e O), que representam, no Brasil e em todo mundo, menos de 12% da população.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?