CapivariNotíciasRafard

Campanha de Vacinação contra a Influenza ocorre neste sábado

29/04/2016

Campanha de Vacinação contra a Influenza ocorre neste sábado

Intuito da campanha é prevenir a expansão do vírus Influenza A e B

influenzaRAFARD | Neste sábado, 30, acontece o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A – H1N1 e H3N2 em Rafard. A ação organizada pelo Governo Municipal, por meio da diretoria de Saúde, ocorrerá das 08 às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS), começa neste sábado e termina no dia 20 de maio, sempre com atendimento na UBS, de segunda a sexta-feira, das 07 às 14. O intuito desta campanha é de prevenir a expansão do vírus Influenza A, além da Influenza B, reduzindo, em média, cerca de 50% das mortes. Outro benefício é a proteção contra pneumonias e internações hospitalares.
Vale pontuar que, mesmo vacinadas, as pessoas lavem sempre as mãos e tomem cuidados diante de aglomerações, pois o vírus é facilmente transmitido por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.
Se a pessoa apresentar febre alta, dor de garganta, coriza no nariz, dor no corpo e dificuldade para respirar, deve procurar imediatamente atendimento médico e hidratar bem seu corpo. Beber muita água e líquidos para que urine da cor da água que bebe também é muito importante, pois o corpo bem hidratado tem mais chances de reagir contra o vírus.
Os grupos prioritários são os seguintes: crianças até 04 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas.
Segundo dados do Ministério da Saúde, só em 2016, o país já registrou 230 mortes por H1N1.

Terceira Idade
O grupo Sempre Jovem da Terceira Idade de Rafard receberá na manhã deste sábado, 30, as doses contra a Influenza. O trabalho será em conjunto da ação referente à saúde bucal, também promovida pelo Governo Municipal.

Capivari
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será iniciada neste sábado, 30. Em Capivari, a ação ocorre no Centro Especializado em Atendimento à Mulher e à Criança (Ceamc), a partir das 8h até às 16h. Na data, considerada o Dia D, também será realizada a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. Após esse dia, a vacinação também será realizada durante a semana, no mesmo horário, nos postos do Castelani, Santa Rita, São João, Padovani e Porto Alegre.
A Prefeitura seguirá as normas do Ministério da Saúde, que realizou a divisão em etapas para os seguintes grupos prioritários:
1ª etapa: a partir do dia 30 de abril: pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, profissionais da saúde que lidam diretamente com público, gestantes e mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias.
2ª etapa: a partir do dia 9 de maio: as pessoas com doenças crônicas e demais profissionais da saúde.
A situação epidemiológica da Influenza no país e o quantitativo foram os motivos para a liberação das ações de vacinação para o Interior do estado de São Paulo. Excepcionalmente no sábado, dia 30 de abril, início da Campanha e considerado o Dia D, os Postos de Saúde estarão abertos para a vacinação contra a Influenza e realizando também a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal no horário das 8h às 17h.
A Secretaria da Saúde ressalta que é importante não se esquecer de trazer a caderneta de vacinação. Mais informação no setor da Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3492-8205.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?