NotíciasRafard

Campanha de vacinação contra gripe influenza começa nesta segunda-feira

04/05/2015

Campanha de vacinação contra gripe influenza começa nesta segunda-feira

Unidade Básica de Saúde estará mobilizada contra a influenza entre 4 e 22 de maio; Dia D está marcado para dia 9
Meta de imunização é de 80% (Foto: Reprodução/Idifusora.com.br)
Meta de imunização é de 80% (Foto: Reprodução/Idifusora.com.br)

RAFARD – Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira, 4, e vai até 22 de maio, com o Dia D marcado para dia 9. A vacinação será realizada sempre das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde (UBS). Segundo a Prefeitura, os agentes estão preparados para superar novamente a meta de imunização de 80% exigida pelo Ministério da Saúde. No ano passado, Rafard chegou a 90%.

O público-alvo será crianças até quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas. A vacina previne contra a expansão do vírus Influenza A – H1N1 e H3N2, além da Influenza B, reduzindo as mortes em cerca de 50%.

De acordo com a diretora de Saúde de Rafard, Ivone Infante, o vírus é transmitido por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. É uma doença viral febril, geralmente benigna e autolimitada, caracterizada por início de febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios, com tosse seca e dor de garganta.

“A influenza é muito comum, porém o número de casos pode ser drasticamente reduzido”, explica. “Mas, para isso, é necessário a contribuição de toda a população, se vacinando todos os anos”, completa Ivone.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?