CapivariRafard

Campanha “Fique Sabendo” conscientiza sobre doenças sexualmente transmissíveis em Rafard e Capivari

09/12/2016

Campanha “Fique Sabendo” conscientiza sobre doenças sexualmente transmissíveis em Rafard e Capivari

Prefeitura realiza testes rápidos com laudo e diagnóstico para hepatite B, sífilis e HIV
Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari
Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

RAFARD | No Dia Mundial de Luta contra a AIDS – 1º de dezembro –, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu renovado compromisso global para o combate à doença, assim como um “espírito intransigente” para colocar fim à epidemia até 2030.
“Desde a emergência da AIDS, há 35 anos, a comunidade internacional pode olhar para trás com algum orgulho, mas ainda é preciso mirar adiante com determinação e comprometimento para alcançar nosso objetivo de acabar com a epidemia até 2030”, disse Ban em comunicado para a data.
O secretário-geral reconheceu os progressos da luta contra a doença: o acesso a medicamentos dobrou nos últimos cinco anos e agora chega a 18 milhões de pessoas. Desde 2010, o número de crianças infectadas pela transmissão de mãe para filho diminuiu à metade, enquanto pessoas com HIV vivem mais e a cada ano há menos mortes por doenças relacionadas à AIDS.
O departamento de Saúde de Rafard também está fazendo a sua parte. Nesta semana, a Prefeitura deu o pontapé inicial na campanha “Fique Sabendo”. A ação, promovida na Unidade Básica de Saúde (UBS), realiza de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, testes rápidos, com laudo e diagnóstico para hepatite B, sífilis e HIV.
O trabalho objetiva atingir populações vulneráveis, como manicures e pedicures, pessoas que se utilizam desses serviços, pessoas sexualmente ativas e também que tiveram relações sexuais sem o uso da camisinha, pacientes que já tiveram tuberculose ou hepatite, grávidas e usuários de drogas que compartilham seringas e agulhas. O intuito é ampliar o diagnóstico precoce e conscientizar a população sobre a importância da realização do exame.
O teste é simples, rápido e indolor, consistindo na retirada de uma gota de sangue e garantia de sigilo de cada resultado. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado.
Os interessados devem ir até a UBS ou entrar em contato pelo telefone 3496-7230, para agendamento do teste. No dia marcado, os participantes receberão orientação sobre prevenção das doenças.

Capivari
Em Capivari, a campanha foi promovida de 25 de novembro a 1º de dezembro, pelo Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), antigo DST/HIV/AIDS, da Secretaria da Saúde. Durante este período, a equipe realizou palestras nas empresas Sicad, Capricho, CPIC e Microsal.
O ambulatório realizou 610 testes de AIDS e sífilis na primeira semana. Os exames foram realizados nas empresas e nas unidades de Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, o número superou o de 2015, que contabilizou 252 exames.
No dia 1º de dezembro, conhecido como o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o setor realizou a campanha em frente à Prefeitura e todos os servidores da Saúde foram trabalhar com uma camiseta símbolo deste dia mundial de combate à AIDS.
Para a secretária da Saúde, Eliane Piai, a participação da população foi além do esperado. “Nós registramos um grande número de pessoas que se dispuseram a fazer o exame nas empresas chegando a quase 100% dos funcionários. A campanha superou as nossas expectativas nos postos de saúde também. Isso é muito importante, pois quanto mais cedo a pessoa tiver o diagnóstico melhor será o tratamento”, ressalta.
O prefeito em exercício, Vitor Hugo Riccomini, elogiou a campanha. “Iniciativas como esta são de extrema importância tanto para conscientização como para detecção precoce da doença e o oferecimento de um tratamento que garantirá a qualidade de vida do munícipe. O setor está de parabéns pelo resultado apresentado”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?