Notícias

Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV

Implantação será gradativa

RIO DAS PEDRAS – Até o dia 10 de abril, a Secretaria de Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a HPV. A vacina, que previne o câncer de colo de útero, tem como público alvo meninas de 11 a 13 anos e é composta por três doses: a primeira agora na campanha, a segunda daqui seis meses e a terceira depois de cinco anos. A vacina tem eficácia coprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

A vacina contra o HPV será a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), sendo dois deles, o 16 e 18, respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Elas estão sendo ministradas no Centro Médico de Especialidades Dr. Francisco Gorga Filho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. O objetivo da vacinação contra o HPV no Brasil é prevenir o câncer de colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade.

A implantação do programa será gradativa. Em 2014, a população alvo da vacinação contra o HPV será composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes na faixa etária de 9 a 11 anos e a partir de 2016, serão vacinadas as meninas de nove anos de idade.

O Centro Médico fica na Rua Aradesco Bianchim, 89, São Cristovão I. Mais informações pelo telefone 3493-6447.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?