Opinião

Campos do Jordão nas férias de julho

25/05/2015

Campos do Jordão nas férias de julho

A Vila Capivari, em Campos do Jordão, é movimentada dia e noite no inverno (Foto: Reprod
A Vila Capivari, em Campos do Jordão, é movimentada dia e noite durante o inverno (Foto: Reprodução/Internet)

Artigo | Por Aline Pinheiro*

Apesar da fama de destino sofisticado, Campos do Jordão oferece muitos atrativos típicos de cidades do interior, como passeios de bonde e teleférico, além de cavalgadas e visitas a jardins. Mas também há tours de adrenalina, como os de jipe até a Pedra do Baú ou de quadriciclo por estradas de terra que levam a cachoeiras. E também tem vida noturna na Vila Capivari, repleta de restaurantes, lojas de grife, cafés e concorridos bares ao ar livre.

O conjunto formado pelas pedras do Bauzinho, Baú e Ana Chata emoldura Campos do Jordão. Apesar da dificuldade de acesso para chegar ao topo – Baú fica a 1.950 metros de altitude -, muita gente enfrenta a trilha íngreme (uma hora e meia de caminhada) e a escadaria formada por 200 ganchos para apreciar o pôr do sol. É recomendável contratar um guia. A cidade também conta com a maior reserva de araucárias do Estado de São Paulo, o Horto Florestal funciona como um refúgio dentro da cidade. Na entrada da enorme área verde, perfeita para um piquenique. Algumas trilhas são abertas ao público: a das Quatro Pontes (2 km) é fácil, boa para levar crianças; a da Cachoeira da Gargalhada (4,7 km), que também é fácil. Já a do Rio Sapucaí (2,6 km) tem nível médio. Além das caminhadas, há outras atividades, oferecidas pela Zoom Aventura: arvorismo, duas tirolesas  e aluguel de bikes.

Para quem viaja com crianças, a subida de teleférico até o Morro do Elefante é imperdível. O percurso de 550 metros parte do Parque Capivari e descortina bonita paisagem da cidade. O topo da montanha fica a 1.800 metros de altitude e deve ser desbravado em passeios a cavalo, circulando por bosques de araucárias.

Também tem o velho bondinho elétrico percorre boa parte da área urbana de Campos do Jordão. O passeio tem início na estação Emilio Ribas, na Vila Capivari, e termina no bairro de São Cristóvão, 40 minutos depois. No mês de julho, o bonde é substituído pela maria-fumaça.

A Vila Capivari é movimentada dia e noite durante o inverno. O circuito formado pela Rua Doutor Djalma Forjaz, a Avenida Macedo Soares e a Praça São Benedito reúne uma infinidade de lojas, restaurantes, galerias de arte e praças. O charme é intensificado pela arquitetura em estilo germânico que contorna residências e prédios comerciais. No fim de tarde, os bares ao ar livre e os cafés ficam concorridos.

(*) Aline Pinheiro é jornalista, agente de viagens, mãe e escreve no blog Viajar com Filhos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?