NotíciasRafard

Candidatos à prefeito de Rafard participam de entrevista; confira a primeira parte

16/09/2016

Candidatos à prefeito de Rafard participam de entrevista; confira a primeira parte

Cidade terá três candidatos ao cargo de prefeito; O Semanário entrevistou todos os candidatos e ouviu as propostas de cada um

ELEIÇÕES 2016 | Com um eleitorado de pouco mais de 7.500 pessoas, Rafard terá três candidatos concorrendo ao cargo de prefeito: Uil Maia (PSD), Marcelo Puff (PSDB) e Márcio Minamioka (PSL), disputam a preferência do eleitorado.
O Semanário exibe semanalmente, até o fim deste mês, uma série de entrevistas com os candidatos, que tiveram o mesmo prazo para responder as 27 perguntas formuladas pela equipe de reportagem do periódico e alguns eleitores que contribuíram através das redes sociais. Como a apresentação das propostas e a discussão de assuntos polêmicos renderam um número grande de perguntas, a entrevista foi dividida em três partes para que o eleitor possa analisar a pergunta e as respostas dos três candidatos na mesma edição.
Confira a primeira parte da entrevista com os candidatos e uma breve biografia de cada um deles:

uil-maiaIlson Donizete Maia (PSD)
Mais conhecido como Uil Maia, 50 anos, casado e pai de dois filhos, o mecânico de manutenção tem ensino médio completo, é militante do Partido Social Democrático (PSD) e acumula 25 anos na política. Foi vereador entre os anos de 1992 a 2012, onde foi presidente da Câmara por duas vezes. Disputou o cargo de prefeito nas Eleições 2012. Ao seu lado, como candidato a vice-prefeito neste ano, está Carlão Bueno (PTB), vice do atual governo municipal.

marcelo-puffMarcelo Frederico (PSDB)
Mais conhecido como Puff, 31 anos, solteiro, o empresário, comerciante e administrativo do Supermercado Callegari tem nível superior completo, é militante do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e acumula 4 anos na política. É vereador desde 2013, na atual legislatura da Câmara de Rafard. Ao seu lado, como candidato a vice-prefeito, o também vereador, Dóca (PMDB).

marcio-minamiokaMárcio Minamioka (PSL)
O administrador de empresas tem 42 anos e nível superior completo. É divorciado e pai de um filho. Militante do Partido Social Liberal (PSL), acumula 20 anos na política. Foi vereador entre os anos de 1997 a 2004, e prefeito na gestão 2009-2012. Ao seu lado, como candidata a vice-prefeita, a assistente social aposentada, dona Heleninha (PSL).

O Semanário: Por que os eleitores devem confiar o voto a você?

Uil Maia: Acredito que mereço o voto do eleitor rafardense, pois sou um homem público que dedicou mais de 20 anos na carreira política em Rafard, buscando recursos e melhorias para o povo. Mereço o voto porque sou um bom administrador, prova disso é que administro bem minha família, sou casado a mais de 25 anos, criei dois filhos e conto com o apoio da minha esposa, que junto comigo ajudou a formar uma família maravilhosa, são esses os motivos que me fazem crer que mereço o voto do povo de Rafard no dia 02 de outubro.

Puff: Um bom administrador precisa conhecer de perto a realidade do município que pretende governar. E isso eu faço todos os dias quando converso com um morador, quando vou às sessões da Câmara ou quando encontro com pessoas em vários locais da cidade. Eu acredito que o eleitor pode confiar em nosso grupo, porque já mostrei, enquanto vereador, que sou capaz, e que encontrarei, junto com uma boa equipe de Governo, os meios para driblar os problemas e buscar alternativas para manter as funções essenciais e primárias de nosso município. Sem deixar de lado o trabalho firme para trazer mais qualidade de vida para Rafard.

Minamioka: Porque já demonstramos, por meio de nossa vivência e ações que sabemos trabalhar para a melhoria da qualidade de vida da população. Dona Heleninha tem mais de 13 anos de experiência no cuidado com as pessoas através da Assistência Social. E se hoje Rafard foi considerada uma das melhores cidades do Brasil, segundo pesquisa do Datafolha é porque construímos creche, implantamos a apostila Anglo do primeiro ao quinto ano, tínhamos um Posto que funcionava 24 horas, tínhamos médicos especialistas, 4 pediatras atendendo, construímos o prédio do PSF, colocamos o Centro Odontológico para funcionar, cuidamos de todo o processo para a construção das casas populares, trouxemos industrias para a cidade.

O Semanário: Quais as qualidades que o definem como a pessoa certa para administrar Rafard? Você está preparado?

Uil Maia: As mesmas qualidades que me permitiram administrar minha casa, a honestidade, lealdade, sinceridade, o companheirismo e o amor ao próximo. Sinto-me preparado, conto com o apoio de uma equipe composta por pessoas sérias que me ajudarão a administrar bem nossa cidade coração.

Puff: Seriedade, competência e energia. Sim, estou preparado. Acredito que a “bagagem” que tanto eu como meu vice-prefeito, Dóca, trazemos do Legislativo, nos ajudará a unir forças para solucionar os problemas de Rafard. Escolhemos esta cidade para morar e se estamos na política é porque temos a missão de contribuir para que o município seja melhor e as pessoas se orgulhem novamente de um dia morar aqui. Muitos passos, mesmo que lentos, foram dados para o crescimento e melhorias de Rafard, mas, há ainda muito que se fazer e nós temos disposição para isso. Outro ponto importante é que temos ao nosso lado dois ex-prefeitos que foram exemplos para Rafard. Dr. Vicente e Heitor Turolla apoiam nossa candidatura e estão do nosso lado para fazer o melhor por Rafard.

Minamioka: É importante que eu cite nesta resposta também as qualidades da minha vice Dona Heleninha, porque a partir de 2017 administraremos juntos, Rafard. Quanto a mim, sinto-me preparado porque já sei os caminhos, tenho ótimos contatos políticos para a conquista de verbas e tenho experiência em administração pública. Já fiz e farei ainda mais em todas as áreas, principalmente na saúde, uma vez que em meu governo a saúde sempre foi referência. Sobre a Dona Heleninha ela trabalhou mais de 13 anos na Assistência Social. Conhece as necessidades da população e sabe trabalhar para criar oportunidades de melhorias. Também digo com orgulho que tive todas as minhas contas aprovadas, o que demonstra que tratei com zelo o dinheiro público.

O Semanário: Qual será o critério a ser adotado na escolha das pessoas que ocuparão os cargos de confiança no seu governo? Competência técnica, apadrinhamento político, parentesco ou amizade?

Uil Maia: Um bom governo é feito com pessoas sérias, honestas, capacitadas e compromissadas com o que é melhor para a população, temos uma equipe com pessoas que possuem todas essas qualidades.

Puff: Competência técnica em primeiro lugar. Uma equipe é formada por pessoas capacitadas para fazer um bom trabalho. Um prefeito e um vice não governam sozinhos. É preciso parceria e também o diálogo com a comunidade. Nossa equipe será formada por pessoas dispostas a ouvir e trabalhar por Rafard, e para isso precisam ter competência e técnica, cada uma no seu setor para que a engrenagem não comece a falhar no meio do caminho. Uma equipe de Governo tem nas mãos o presente e o futuro de uma cidade, então é um compromisso sério e não abro mão de formar uma equipe competente.

Minamioka: Não é do nosso perfil ficar prometendo cargos em troca de apoio e nem fazer ameaças aos servidores públicos por falta de apoio político. Vamos montar uma equipe de pessoas que reúnam especialmente as seguintes qualidades: entusiasmo, motivação, capacidade, honestidade e que acima de tudo ame a cidade de Rafard e o povo que aqui vive. Com experiência, amor e dedicação conseguiremos mais oportunidades e um governo de resultados.

O Semanário: Quais são as prioridades de seu Plano de Governo para a geração de empregos na cidade, uma vez que o país passa por uma grande queda no número de trabalhadores com carteira assinada?

Uil Maia: Iremos investir em melhorias na infraestrutura do Distrito Industrial, buscaremos ampliar a área de terra para a vinda de mais empresas pra cidade, aumentaremos o número de vagas de emprego para os jovens e adolescentes através de convênios de estágios.

Puff: Primeiro qualificar a mão de obra para o mercado de trabalho. Rafard possui a instituição de ensino profissionalizante – SENAI, que é conhecida regionalmente e pode se criar parcerias para motivar jovens, e aqueles que precisem de reciclagem para estarem aptos ao mercado de trabalho. Enquanto isto acontece, o Executivo buscará as parcerias necessárias para atrair novas empresas e indústrias para a cidade e automaticamente inserir profissionais qualificados no mercado. A nossa prioridade é trazer mais indústrias e criar mais vagas de trabalho, mesmo com a crise atual, um trabalho diferenciado vai trazer bons resultados.

Minamioka: Não há como se falar em emprego, sem antes falarmos em crescimento ordenado do município. Nos últimos meses tivemos um aumento do investimento em habitação tanto em Rafard como nas cidades vizinhas. São mais pessoas que precisam de saúde, educação, saneamento básico, emprego. Por isso precisamos trabalhar para o aumento da renda de nossa cidade e isso se faz trazendo industrias. No entanto nenhuma indústria se instala na cidade se não tivermos mão de obra qualificada e infraestrutura. Dessa forma criaremos muito além do que leis de incentivos. Além de incentivos fiscais, investiremos também na infraestrutura do distrito, lutaremos para trazer o gás natural para Rafard, investiremos em qualificação de mão de obra de acordo com as necessidades do mercado.

O Semanário: O senhor tem alguma proposta para atrair novas empresas para a cidade?

Uil Maia: Sim, vamos revitalizar o Distrito Industrial, vamos melhorar a velocidade da Internet utilizada na área industrial, procuraremos adquirir mais terras através de doação da usina. O comércio local também receberá atenção especial, pois no comércio há um grande número de empresas que empregam os moradores de Rafard.

Puff: Sim temos, entre elas vale destacar: oferecer incentivos fiscais para a vinda de novas empresas; criar um Balcão de Atendimento ao Trabalhador com cadastro de currículos e cursos de capacitação; promover encontros e palestras de incentivo à abertura do próprio negócio; reativar a Cooperativa de Costureiras; contribuir e facilitar a implantação de microempresários e empreendedores individuais; estimular as empresas para que possam incluir os portadores de deficiências em seus quadros de funcionários; estipular a expansão de feiras livres e agricultura familiar.

Minamioka: Sim. Incentivos fiscais por meio de legislação específica, criar logísticas de desenvolvimento no Distrito, como a colocação de infraestrutura básica proporcionando condições para o avanço industrial gerando assim, mais empregos, melhorias na sinalização, sistema de telefonia e correspondência; firmar convênio com o SENAI e outros órgãos de qualificação de trabalho, para que o trabalhador possa se enquadrar no mercado de trabalho; Incentivar a instalação de novas empresas para a geração de mais emprego e buscar parceria com a COMGÁS, para implantar a rede de distribuição de Gás Natural – desta forma estaremos preparados para futuras empresas que utilizem desse recurso

Pergunta do eleitor: Qual a sua proposta para melhorar as condições do Distrito industrial que está abandonado, com problemas de telefonia, comunicação visual com nomes de ruas e limpeza? E também, os terrenos que estão há tempos em nome de empresas que apenas compraram para especulação financeira e não irão se instalar mais na cidade?

Uil Maia: Como já falamos anteriormente, vamos revitalizar o Distrito Industrial, vamos melhorar a velocidade da Internet utilizada na área industrial, procuraremos adquirir mais terras através de doação da usina… Com relação às áreas que foram objeto de especulação imobiliária, chamaremos os proprietários, daremos prazo para que atendam os requisitos da cessão de uso com ônus, caso não atendam, será reaberta nova licitação para que outras empresas adquiram essas áreas.

Puff: É necessário trabalhar por etapas. Primeiro, realizar um levantamento de todos os problemas do local, depois inserir uma ordem de prioridades. Reunir os empresários e ouvir deles quais são as urgências, seria um grande passo para isso. Os problemas que puderem ser resolvidos pelo Executivo, com certeza serão, e os que puderem ser resolvidos em parceria com as próprias empresas, também serão. Tudo dependerá de um bom diálogo e estreitamento de contatos. Temos uma proposta de um Governo participativo, que busca diálogo e soluções.

Minamioka: Pretendemos criar um cronograma periódico de limpeza na cidade e este incluirá o Distrito. Sobre os investimentos em melhorias na infraestrutura, em especial de sinalização e no sistema de telecomunicação faremos contato com as empresas fornecedoras desses serviços para atenderem melhor as necessidades do distrito. Já sobre os terrenos adquiridos e não ocupados temos que por meio de legislação específica tomar medidas cabíveis retomar esses terrenos e oferecê-los a empresas que realmente se instalem e ofertem mais emprego e gerem mais renda para a cidade.

O Semanário: Sabemos que as Prefeituras estão com dificuldades de orçamento, por conta dos cortes nos repasses do Governo Federal e queda na arrecadação. Qual é a sua visão como administrador para superar os limites financeiros e não deixar a qualidade dos serviços em segundo plano?

Uil Maia: Atualmente o município passa por uma situação difícil, mas eu acredito no potencial das empresas e do comércio local, hoje nós temos grandes empreendedores em nosso município que ajudam muito no aumento da arrecadação, é o caso, por exemplo, da usina de energia alternativa de bagaço de cana, a ajuda desses parceiros, somada aos recursos que buscaremos junto ao governo federal e estadual, nos permitirá dar uma boa qualidade de vida para o povo rafardense.

Puff: Não vejo outra alternativa a não ser colocar ordem na casa. Contratos precisam ser revistos, serviços e contratações também. Se eu posso utilizar da competência de um funcionário, para encaixá-lo em um setor, sem que haja necessidade de contratar outro o farei, assim, economizamos e a máquina não para. Para o serviço prioritário é necessário planejamento, com organização é possível atender a demanda e dar mais qualidade de vida para a população.
Minamioka: O dinheiro público precisa ser investido com responsabilidade. Faremos uma análise dos recursos financeiros e um planejamento de investimentos nas prioridades. Cortaremos gastos desnecessários para equilíbrio financeiro e trabalharemos principalmente na busca por parcerias com os governos estadual e federal para que os investimentos em obras que beneficiem diretamente os cidadãos não parem.

O Semanário: Quais as propostas de lazer, cultura e turismo para a cidade, levando em consideração que o município reúne elementos culturais e naturais relevantes para o Turismo Regional?

Uil Maia: Os potenciais também foram lembrados e estão no nosso plano de governo. Temos aqui em nossa cidade pontos importantes, como a capela da Fazenda Itapeva, a ponte da Leopoldina, a casa da Tarsila na fazenda São Bernardo, o prédio onde está a Câmara Municipal, enfim temos muito potencial turístico.

Puff: Rafard tem um grande potencial turístico e vamos trabalhar para impulsionar estas oportunidades de Turismo. Uma de nossas propostas é intensificar a parceria nos eventos e projetos com a Abaçaí Cultura e Arte, que já vem realizando um ótimo trabalho na cidade. Temos outras ações como valorizar os artistas da cidade, a reabertura do Museu Municipal, a prática de atividades de lazer nos finais de semana, em diferentes pontos da cidade, ampliar as oficinas culturais para jovens e crianças, realizar exposições com artistas rafardense e também de outras cidades, buscar parcerias para realizar projetos ligados ao nome da artista plástica Tarsila do Amaral, entre outras iniciativas que irão envolver a comunidade nas propostas de Cultura e Turismo.

Minamioka: Rafard é uma cidade acolhedora e com um nível muito bom em qualidade de vida. Pretendemos resgatar o Turismo, através de parceria com a Secretaria do Estado; trabalhar junto com a Abaçaí em projetos culturais e de turismo, manter e ampliar os festivais de música, dança; resgatar os Shows de Aniversário, Dia do Evangélico, Miss Terceira Idade, Dia da Costureira, Dia Internacional da Mulher, Encontro de Carros Antigos, Campeonato de Som de Carro, Gaiola Cross; implantar o Projeto Escolas no Museu, queremos ainda implantar oficinas de Artesanatos, Bordados, Pintura, Fuxico, resgatar o Carnaval de Rua, proporcionar capacitação aos profissionais ligados à área da cultura e do turismo, dentre outros projetos.

O Semanário: A reabertura da Unidade de Saúde Básica com funcionamento 24 horas é uma de suas propostas de Governo? Se sim, quais serão as primeiras medidas do seu Governo para que ela volte a funcionar 24 horas, como antes?

Uil Maia: Sim. A primeira providência é ir até ao Departamento Regional de Saúde – DRS X e conseguir a autorização daquela regional de saúde para que seja permitido o funcionamento da Unidade de Saúde de Rafard durante as 24 horas diárias. Também buscaremos recursos junto ao governo Estadual e Federal para manter aberto o posto de saúde.

Puff: Com certeza é a principal proposta de nosso Plano de Governo para a área da Saúde. A Unidade aberta 24 horas é o pedido que mais ouvimos da população e vamos começar nosso trabalho pela Saúde. Primeiro passo para reabrir a Unidade é reorganizar a estrutura dos funcionários que fazem o atendimento. Também enxugar as despesas para ter recursos para cumprir com os pagamentos da Unidade aberta 24 horas, isso incluí todas as despesas de funcionários, materiais e atendimento médico. Com isso vamos acompanhar de perto as necessidades que a Saúde precisa para manter este serviço funcionando. Com organização da mão de obra, mais investimentos e ajustes financeiros será possível a volta da Unidade de Saúde com funcionamento 24 horas.

Minamioka: Sim. Nosso desejo é voltar o funcionamento da Unidade de Saúde 24 horas, no entanto, antes disso temos que realizar um estudo minucioso de todos os custos para que também possamos viabilizar além do atendimento 24 horas, mais médicos especialistas, mais pediatras, mais medicamentos. Desta forma, nossa primeira ação na saúde será fazer um estudo detalhado dos custos, divulgação da situação e um plano de ações de melhorias.

O Semanário: Hoje o Serviço de Saúde é uma das principais expectativas do eleitor. Quais são seus principais projetos para a Saúde de Rafard?

Uil Maia: Atendimento 24 horas (reabertura do Posto de Saúde à noite), capacitação e treinamento dos funcionários, para que prestem um atendimento humanizado com prontidão e cortesia e cordialidade, aumento de horários de pediatria, mais medicamentos disponíveis na farmácia municipal, etc.

Puff: A prioridade é a reabertura da Unidade de Saúde 24 horas, mas não é só isso. A Saúde será o carro chefe de nossa Administração. Entre os vários serviços e investimentos na Saúde podemos destacar: a construção de um posto do PSF no bairro Popular, melhorar o transporte dos pacientes, intensificar os exames de alto custo, atendimento com pediatras em tempo integral, entrega de remédios em casa para pacientes acamados e acima de 65 anos, os programas de prevenção à saúde dos adultos, crianças e idosos, entre tantos outros trabalhos.

Minamioka: Pretendemos investir ainda mais em um atendimento humanizado e de qualidade. Nossos principais projetos e compromissos com a população são: ampliar o número atual de pediatras na UBS; manter os veículos em boas condições para transporte de pacientes; apoiar o conselho da saúde; manter os equipamentos da saúde em boas condições; repor os medicamentos na Farmácia Municipal, fortalecer o PACS no atendimento domiciliar ampliando para o bairro Popular e áreas rurais; trabalhar para viabilizar o atendimento 24h na Unidade Básica de Saúde (UBS); voltar o pagamento da subvenção da Santa Casa; intensificar o trabalho da Vigilância Sanitária; investir em Projetos de Promoção e Prevenção da Saúde, em parceria com os Departamentos e Diretorias municipais.

O Semanário: Apesar do grande número de ruas asfaltadas pela atual administração, a população reclama das prioridades na escolha e da morosidade nas operações tapa-buracos e recape. Como pretende resolver este problema?

Uil Maia: Através de recursos de emendas parlamentares, de parceria com a iniciativa privada e de recursos da Secretaria Estadual e dos Ministérios do governo Federal.

Puff: Nossa proposta é dar atenção especial para o serviço programado de recape e preservação do asfalto. Quanto mais tardio a solução do problema, mais grave ele fica. Nosso trabalho será de serviço imediato nos casos de recape e tapa buracos. Vamos também dar uma atenção especial para o bairro Popular, que precisa de melhorias urgentes nas vias públicas. Também está no nosso Plano de Governo o recape e asfalto para o bairro Sete Fogões, a limpeza constante das ruas e a preservação das estradas rurais.

Minamioka: Quando assumirmos em 2017 faremos um levantamento de todas as ruas que necessitam de manutenção sendo que neste relatório deverá constar tipo de manutenção e nível de prioridade. A partir desse levantamento faremos os projetos para a busca de recursos. Com o projeto em mãos, acredito que teremos maiores possibilidades de viabilizar verbas e atender gradativamente as prioridades da cidade. Quando fui prefeito trabalhei em um Plano Diretor para a cidade. Quando saí não tive mais notícias sobre ele. Eleito, pretendo retomar esse plano para que Rafard cresça ordenadamente.

O Semanário: Que solução o senhor tem para o calçamento da cidade?

Uil Maia: Vamos criar projetos em conjunto com os proprietários dos imóveis, a fim de fazer os calçamentos necessários, priorizando a estética dos imóveis e vias públicas.

Puff: Primeiro passo é fazer o levantamento dos lotes sem calçadas, para isso vamos ter o serviço de fiscais para identificar onde é preciso fazer o serviço de calçamento. Depois é necessário comunicar os donos dos terrenos particulares para que façam as calçadas, isso através de tempo estipulado. Já nos terrenos da Prefeitura vamos fazer as calçadas o quanto antes. Este serviço é importante para a segurança dos pedestres e para os cuidados com a cidade.

Minamioka: Para o calçamento particular devemos trabalhar com legislação específica, notificação e fiscalização. Em paralelo precisamos fazer um planejamento para execução gradativa de calçadas públicas. Ambas deverão atender as normas técnicas, previstas em lei.

O Semanário: O que será feito para recuperar as praças da cidade?

Uil Maia: A implantação do projeto “praça adotada”, onde o morador e o empresário possam adotar partes das praças e ajudar na manutenção e no cuidado de cada uma delas.

Puff: A limpeza diária da cidade é uma de nossas principais metas de trabalho. Depois da limpeza nas praças precisamos ter a manutenção com consertos de calçadas, troca dos bancos, iluminação e serviços gerais para conservação, como a poda de árvores e serviço de jardinagem. Há um sério problema com banheiros nas praças, e nós já identificamos isso. Vamos fazer a limpeza diária, um trabalho de conscientização e deixar funcionários específicos para cuidar dos banheiros públicos. Rafard tem lindas praças espalhadas pela cidade, é preciso ter um serviço de cuidados urbanos para recuperar cada uma delas.

Minamioka: Como eu já disse teremos um cronograma de limpeza para toda a cidade e neste as praças serão incluídas para manutenção. Já a recuperação faremos gradativamente. Pelo que temos conhecimento o município tem investido mais de 25% em saúde e educação, o que soma mais de 50%. A folha de pagamento consome grande parte do percentual restante e ainda temos cultura, esporte, infraestrutura e outros serviços públicos. Não seriamos realistas se prometêssemos fazer tudo no primeiro ano de governo. Por isso colocaremos em prática os conceitos básicos da boa administração: planejamento, organização, execução e fiscalização em todas as áreas levando em conta os recursos disponíveis. As praças receberão melhorias gradativas, bem como troca de iluminação.

O Semanário: Rafard sempre foi uma cidade abundante em água, porém, o número de empreendimentos deve aumentar consideravelmente o número de famílias e, consequentemente, o consumo de água. O que o seu governo pretende fazer para garantir o fornecimento de água para a população?

Uil Maia: Nos empreendimentos (novos conjuntos habitacionais particulares) já estão sendo abertos poços artesianos, como bem colocado na pergunta, nós possuímos reservas e riquezas naturais, como represas e lagos, caso seja, necessário poderemos utilizar esses recursos naturais.

Puff: Esta preocupação não passa despercebida em nossas propostas de trabalho. Vamos viabilizar novos reservatórios de água na cidade e fazer estudos para a captação de água do Tanque São José. As ações para garantir a água para a população precisam começar com urgência e vamos dar atenção a isso para não sofrer as consequências no futuro.

Minamioka: Com o Plano de Saneamento em mãos teremos mais possibilidades na conquista de recursos. Pretendemos buscar verbas para investir na troca de encanamento, por meio de uma metodologia mais moderna que não necessite a quebra do asfalto para manutenção, além de trabalhar para utilização de água de superfície. Isso tudo é claro sem esquecermos da manutenção dos poços atuais e no investimento em reservação. Também daremos continuidade no projeto de construção da estação de tratamento de esgoto.

O Semanário: Apesar de diversos anúncios de conquistas de terreno e verbas para a construção da estação de tratamento de água e esgoto, ainda nada saiu do papel. O que será feito para resolver o problema do esgoto que está poluindo o Rio Capivari?

Uil Maia: Vamos regularizar a área recebida em doação, adequar o projeto técnico e viabilizar através da FEHIDRO a construção da Estação de Tratamento de Esgoto.

Puff: É uma situação bastante complicada, porém passível de solução. A simples aprovação de um projeto junto à Prefeitura, com todas as licenças exigidas por lei, pode levar mais de anos, e quanto mais tempo é preciso esperar pelo retorno do investimento, mais caro fica o empreendimento. Reduzir a burocracia e aumentar a transparência desses processos são medidas importantes para a solução do tratamento de esgoto na cidade. Vamos levantar as informações para saber em que fase está o projeto para a construção da Estação de Tratamento e também vamos buscar parcerias para Programas de Despoluição do Rio Capivari.

Minamioka: Teremos que dar andamento ao atual projeto vencendo as burocracias e tentando agilizar os processos através de contatos políticos que temos. Não há milagres para solucionar esse assunto: precisamos de um bom projeto, de agilidade na solução dos entraves burocráticos e de dinheiro para fazer. Tenho certeza que com nossa equipe trabalhando forte neste assunto e com o contato político que temos conseguiremos que essa estação saia do papel o quanto antes.

Continua na edição da próxima semana.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?