CapivariNotícias

Candidatura de oposição na Santa Casa de Misericórdia de Capivari enfrenta dificuldades

24/10/2014

Candidatura de oposição na Santa Casa de Misericórdia de Capivari enfrenta dificuldades

Presidente do SECRC, Marcio Moreira, quer formar chapa para disputar as eleições de dezembro, mas atual diretoria dificulta a oficialização da candidatura, diz
Marcio Moreira manifestou interesse pela presidência da Santa Casa em junho do ano passado, mas até hoje não recebeu os documentos necessários para montar a chapa (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Marcio Moreira manifestou interesse pela presidência da Santa Casa em junho do ano passado, mas até hoje não recebeu os documentos necessários para montar a chapa (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

CAPIVARI – O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio da Região de Capivari (SECRC), Marcio Moreira, revelou durante entrevista coletiva na manhã de terça-feira, 21, que está tendo dificuldades para lançar sua candidatura à presidência da Santa Casa de Misericórdia de Capivari. Ao atrasar o envio de documentos previstos no Estatuto Social da entidade, ele afirma que a atual diretoria está impedindo a formação da chapa de oposição.

O comerciário contou que já encaminhou mais de 60 pedidos à Santa Casa desde junho do ano passado, entre requerimentos e notificações extrajudiciais, dos quais apenas três foram respondidos. Em meio à papelada, constam os nomes das quase 60 pessoas indicadas por Moreira para serem sócias do hospital. “São pessoas que vão votar em mim. Fiz tudo como manda o Estatuto”, diz. Porém, nenhuma delas foi aprovada até hoje.

Entre os documentos, também solicitou inúmeras vezes a lista com todos os associados, a fim de montar sua diretoria, bem como o número da conta bancária para o depósito da mensalidade prevista no Estatuto – em torno de R$ 20/mês. Se os novos sócios tivessem pagado a mensalidade desde o dia em que o primeiro requerimento foi protocolado (6 de junho de 2013), a entidade já teria recebido contribuição equivalente a cerca de R$ 20 mil.

Mais de 60 pedidos, entre requerimentos e notificações extrajudiciais, foram enviados à atual diretoria, dos quais, três foram respondidos (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Mais de 60 pedidos, entre requerimentos e notificações extrajudiciais, foram enviados à atual diretoria, dos quais, três foram respondidos (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

Apesar disso, o atual presidente, Eder Antonelli, pediu 45 dias para apresentar as informações solicitadas por meio da última notificação enviada, em agosto deste ano, alegando que a entidade está enfrentando problemas financeiros. “O que tem a ver a situação financeira com entregar a lista pra mim?”, questiona Moreira. E vai além: “se estão com problemas financeiros, eu quero a conta do banco pra depositar o dinheiro, mesmo não sendo muito”.

Para o possível candidato, os atrasos são intencionais. “Eu não consigo que ele dê essas respostas. E quando responde, é tudo de forma genérica. Isso é uma tática para o tempo ir passando. A assembleia vem vindo, a data da eleição é publicada no jornal em novembro, a eleição é em dezembro. Ele não quer sair. Tem os motivos dele que estão aí. É cego quem não quer enxergar”, acrescenta.

Moreira defendeu ainda que, mais do que a UTI, o hospital precisa de um bom pronto-atendimento, com mais médicos e enfermeiros. Se eleito, prometeu melhores salários a esses profissionais, valorizando, sobretudo os enfermeiros, gestão transparente (visando às doações) e a obtenção da Certidão Negativa de Débitos (CND), para que o hospital volte a receber recursos federais e estaduais.

“É utopia minha achar que eu vou chegar lá e vou acabar com todos os problemas da Santa Casa, porque estamos falando de um problema nacional. Mas dá pra melhorar muito, especialmente o pronto-atendimento. Sábado estive lá, tinha só um médico atendendo e gente ‘saindo pelo ladrão’”, conta.

Agora, o comerciário, que também é técnico da Seleção Brasileira de Luta de Braço, presidente da Federação Paulista, integrante do Ministério do Esporte e estudante de Filosofia – além de acumular funções sociais –, disse que vai buscar seus direitos na Justiça. “Vou fazer uma denúncia no Ministério Público e também vou buscar na Tutela Jurisdicional, pra tentar participar desse processo democrático”, afirma.

marcio-moreira-presidente-do-secrc-3
Moreira disse que vai buscar seus direitos na Justiça para participar da eleição; diretor administrativo da Santa Casa afirma que já existe um processo em trâmite (Foto: Laila Braghero/O Semanário

Questionado sobre as revelações, o diretor administrativo da Santa Casa David Gonçalves, informou, que a entidade “possui registrado no Cartório de Pessoas Jurídicas de Capivari seu Estatuto Constitutivo e todas suas alterações, bem como eleição de diretorias e suas alterações. Portanto, não é correto afirmar por parte do Sr. Marcio Moreira que a Santa Casa não oferece condições de informações, sendo que já foi enviado comunicação através de carta com AR ao mesmo, que nossos documentos encontram-se todos no respectivo Registro”.

De acordo com Gonçalves, os documentos necessários para a formação da chapa de oposição podem ser solicitados diretamente no cartório. “Quanto a qualquer outra informação, estamos à disposição para qualquer esclarecimento, lembrando que todos os atos devem obedecer às regras estatutárias, o qual o mesmo deve e terá que ter o mínimo de conhecimento e discernimento para requerer e postular cargos”, completa. Ainda segundo a diretoria da entidade, já existe um processo em trâmite sobre o assunto na esfera judicial.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?