EsportesNotíciasRafard

‘Capifardense’ que conduziu a tocha olímpica no Matro Grosso do Sul conta como foi a emoção

01/08/2016

‘Capifardense’ que conduziu a tocha olímpica no Matro Grosso do Sul conta como foi a emoção

Natural de Capivari e, hoje, morador de Rafard, Ricardo Raschini foi escolhido pelo Comitê Olímpico e conta como foi a emoção

“Foram apenas 200 metros de percurso, mas foi inesquecível”, conta emocionado (Foto: Arquivo pessoal)
“Foram apenas 200 metros de percurso, mas foi inesquecível”, conta emocionado (Foto: Arquivo pessoal)

RAFARD | Mais de 1.300 brasileiros foram escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro para conduzir a tocha olímpica de 2016. Entre eles, um morador de Rafard, o medalhista e hoje comentarista da SporTV, Ricardo Raschini.
A tocha olímpica já percorreu cidades em todo o país. E em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, no dia 27 de junho, o ‘capifardense’ Raschini, viveu um dos momentos mais inesquecíveis de sua trajetória esportiva. “Foi muito emocionante, pois como sempre pratiquei esportes de inverno, eu nunca tive a oportunidade de participar de alguma atividade olímpica no Brasil. Foram apenas 200 metros de percurso, mas foi inesquecível e fiquei muito emocionado com o público acenando e me cumprimentando ao passar com a tocha”, conta Raschini.
Serão 19 dias de competição dos Jogos Olímpicos no Brasil. No total são 42 modalidades com 306 provas valendo medalhas. As competições terão tempo de 20 dias com início no dia 5 de agosto. Para Raschini, as Olímpiadas no Brasil vão deixar um importante legado para a história do esporte brasileiro e do mundo todo. “A Olímpiada é um dos mais importantes meios de difundir os esportes, a união dos povos e a competição saudável. Há críticas sobre o momento que o país está passando, e que a Olímpiada não vai deixar nenhum legado, mas eu acredito que vai ficar sim um ótimo legado. Aqui, nas Olímpiadas, os atletas de cada categoria vão dar o melhor de si para conseguir uma medalha. É uma honra sem igual ser selecionado para participar de uma Olímpiada”, comenta Raschini.

Carreira esportiva
A escolha de Raschini pelo Comitê Olímpico se deve a sua carreira como ganhador de medalhas no Luge, uma prática esportiva de inverno, uma das modalidades de descida de trenó. O atleta foi o primeiro brasileiro a praticar o esporte e se qualificar para uma Olímpiada, a de Salt Lake City, nos Estados Unidos, em 2002. No Luge, Raschini conquistou duas medalhas, no Canadá, sendo uma de prata em 1998 e uma de bronze em 2001.
Depois de competir nas Olimpíadas, ele retornou para seu esporte de origem, o Bobsled, que o levou a disputar a Olímpiada de Turim, em 2006. O Bobsled também é uma competição de descidas na neve, onde Raschini conquistou duas medalhas de ouro, uma na Áustria, no Campeonato Brasileiro 2003/2004, e a outra na Alemanha, em 2006, sendo a primeira medalha de ouro para o Brasil na prática de Bobsled.
O ‘capifardense’ também praticou o Skeleton, outra prática dos jogos de inverno, onde os atletas deslizam de bruços sobre um trenó na neve. Porém, acabou sofrendo lesões e deixou as práticas esportivas em 2009. Atualmente, Raschini é comentarista de esportes de inverno, na SporTV.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?