CapivariDestaques

Capivari anuncia Programa de Prevenção e Diagnóstico Oncológico

O prefeito de Capivari, Vitor Riccomini anunciou na tarde de quinta-feira (4), a criação de um Programa de Diagnóstico e Prevenção Oncológica – DION. O anúncio aconteceu no gabinete da prefeitura e contou com a presença do vice-prefeito, Bruno Barnabé.

Segundo Riccomini, o programa vai funcionar através de um convênio entre a Secretaria de Saúde e a Santa Casa de Misericórdia.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

A proposta é atuar em duas frentes, na capacitação dos profissionais da rede pública municipal, para a prevenção de câncer e o diagnóstico precoce da doença.

“Com esse novo serviço na cidade, vamos conseguir adiantar o diagnóstico e encaminhar o paciente para tratamento com meses de antecedência, aumentando as chances de cura e, em muitos casos, proporcionando um tratamento menos agressivo”, afirma o chefe do Executivo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

O médico oncologista, Fabrício Colli Badino, foi contratado para atuar à frente do Programa. Membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia, ele possui o título de especialista em Cirurgia Oncológica, pela Associação Médica Brasileira, além de especialização em Cuidados Paliativos. Dr. Fabrício também atua como professor universitário na cidade de Indaiatuba.

Com essa novidade, a Secretaria de Saúde deve otimizar o fluxo interno de pacientes oncológicos no município.

A pasta vai implantar uma Central de Regulação Interna de possíveis casos oncológicos, para agilizar o encaminhamento dos pacientes para o Centro Referenciado de Tratamento no Governo do Estado.

“Tudo isso proporciona um tratamento mais humanizado e acolhedor aos pacientes. Os serviços do Programa DION são exclusivos para pacientes de Capivari”, explica a Secretaria de Saúde.

Segundo o médico oncologista, o câncer tem quatro estágios. “Quanto maior a demora para descobrir e tratar a doença, menor a chance de cura e sucesso do tratamento. O câncer descoberto no estágio clínico 1, tem 96% de chances de cura”, revela Dr. Fabrício, que é o primeiro médico Oncologista a atuar na rede SUS do município e um dos poucos profissionais da região.

O prefeito de Capivari comemorou a conquista para a cidade. “Estamos com um olhar diferenciado para a Saúde. Abrimos a UTI, entregamos um tomógrafo de última geração para a Santa Casa, além de um grande investimento previsto para o hospital até o final do ano, que vai de obras de infraestrutura até aquisição de equipamentos. Nós queremos cuidar das pessoas da melhor forma possível”, disse.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?