Capivari

Capivari aumenta em mais de 60% as contratações de emprego

19/01/2018

Capivari aumenta em mais de 60% as contratações de emprego

CAPIVARI | O ano chegou ao fim com uma ótima notícia. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Capivari, em 2017, os registros mostraram um aumento de 69% nas contratações de emprego e 41% nos contratos de primeiro emprego quando comparado à 2016. De janeiro a novembro, o município apresentou um avanço de mais de 90% na abertura de vagas quando equiparado ao mesmo período do ano anterior. Foram mais de mil novas oportunidades de emprego. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) emitiu 30% a mais de Carteiras de Trabalho em comparação a 2016. A somatória é de 1586 emissões do documento somente no ano passado.

Além da importante queda no número de pessoas que deram entrada no Seguro-Desemprego, cerca de 15% a menos. Os atendimentos na Casa do Empreendedor também avançaram em 68%, resultando num total de 491 aberturas de empresas. O Banco do Povo Paulista foi outra ferramenta que auxiliou pequenos e microempreendedores por meio do fornecimento de recursos com taxa de juros de 0,35% ao mês. O levantamento aponta que mais de R$ 428 mil foi liberado para 56 empresas.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento, o avanço vai além do que novas vagas de emprego e empresas abertas. “Teve qualificação do profissional. Os investimentos na formação e requalificação dos munícipes foi possível por meio das parcerias estabelecidas pela Prefeitura com instituições como o Centro Paula Souza, o Via Rápida Emprego, a Raízen, o ASAS (Associação de Serviço e Assistência Social da Paróquia de São Benedito), Senai, SebraeAqui e a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho. Mais de 700 pessoas foram formadas em áreas diversas”, revela.

“Sabemos da necessidade de oferecer caminhos para que o cidadão esteja qualificado. É essencial que continuemos investindo na educação e formação profissional de nossos munícipes. Queremos avançar. Atrair investidores, novas empresas, gerar empregos e, tudo isso, sem perder a qualidade de vida interiorana. Em 2018 queremos crescer ainda mais em todos os setores da economia e vamos trabalhar para não somente manter os bons resultados, mas sim garantir números cada vez melhores”, pontua o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença.

Convênios

No último dia 8 de janeiro, o município foi contemplado com 90 vagas para os cursos de auxiliar de departamento pessoal, técnico de vendas e operador de caixa por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), uma iniciativa da SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho).

Ao todo, cada curso terá uma carga horária de 160 horas e será oferecido Bolsa Auxílio, vale-transporte e certificado de conclusão. “O PEQ chega para auxiliar o município na oferta de formação profissional e requalificação para jovens e adultos, garantindo mais possibilidades de emprego e geração de renda”, diz Proença. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As aulas terão início em 24 de janeiro.

A assinatura do convênio aconteceu na regional da Secretaria em Piracicaba e contou com a presença do secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado, José Luiz Ribeiro, do prefeito de Capivari, Rodrigo Proença e do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Vitor Huro Riccomini.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?