Capivari

Capivari chega a 85% de pessoas vacinadas contra a Influenza

.

O município de Capivari chegou a porcentagem de 85,89% no número de pessoas vacinadas durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Esta porcentagem representa 8.782 munícipes, da quantidade estipulada de distribuição de 10.225 doses, ou seja, 90%. Deste número total, o que mais preocupa é o alcance das crianças que ainda continua baixo, sendo vacinadas apenas 47,76%. Já quando se trata de gestantes e puérperas houve um grande avanço, saltando para 80,50% e 87,06%, respectivamente. Entretanto, ainda está abaixo da quantidade esperada. Já no caso dos trabalhadores da saúde (91,84%), idosos (104,85%) e professores (156,68%) a meta foi ultrapassada.

Vale lembrar que a campanha também foi estendida para pessoas com doenças crônicas e professores de escolas públicas e privadas; crianças entre 5 e 9 anos de idade; e adultos entre 50 e 59 anos de idade.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h30 em todos os postos dos bairros e no Ceamc (Centro Especializado em Atendimento à Mulher e à Criança).

Julho Amarelo

A Secretaria da Saúde, por meio do Ambulatório IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), realizará testes rápidos no mês de julho para detectar a Hepatite C para pessoas acima de 20 anos. A Campanha Julho Amarelo acontecerá nos postos de saúde: Padovani, Castelani, Porto Alegre, Engenho Velho, São João, Central, assim como no CEAMC (Centro Especializado em Atendimento à Mulher e à Criança) e no Ambulatório IST. O horário de atendimento será das 8h às 16h e somente no Posto do Padovani o atendimento será em horário diferenciado no dia 5 de julho, das 7h às 11h.

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia deve-se aumentar a atenção, pois as hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado e cirrose.

Hepatite C

Pelo grau de gravidade, a hepatite C merece uma atenção especial. Ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com suas consequências a longo prazo.

Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado.

O alerta do Ministério da Saúde é para que a prevenção se torne um hábito, principalmente para evitar que a doença evolua para uma situação mais grave pela falta de diagnóstico ou quando é realizado tardiamente e a doença já está em estado avançado.

Mais informações podem ser obtidas no Ambulatório IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis, que fica localizado na rua Bento Dias, 265, centro, ou pelo telefone 3492-7442.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?