CapivariDestaquesEducação

Capivari começa calendário escolar com aulas remotas no dia 01 de fevereiro

Foto: Reprodução internet

Sobre o percentual de alunos em salas de aula, será trabalhado com o mínimo estipulado pelo Decreto Estadual.

Durante a live realizada nesta quarta-feira, 13, pela Prefeitura de Capivari, abordando os temas Plano de Imunização da Covid-19 e retorno das aulas, através do Secretário da Educação, Rafael Silveira dos Santos, foi informado que o início do calendário escolar será em 01 de fevereiro, com aulas remotas nas Escolas Municipais, Pré-escolas e Ensino Fundamental I e II. Para as aulas presenciais, o sistema adotado será híbrido, com retorno previsto para o dia 15 de fevereiro.

O planejamento informado durante a live, destaca a preparação de todos os agentes escolares e distribuição dos EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), este último a partir do próximo dia 25.

Capacitações também estão previstas, reforçando que todo o planejamento é organizado e discutido diariamente entre Secretaria da Educação e as Unidades Escolares, ouvindo professores, gestores, funcionários e comunidade, respeitando o Comitê de Contingenciamento junto com as orientações dos profissionais da Saúde.

É fundamental informar que todo profissional de ensino e/ou estudante que se enquadrar no grupo de risco não poderá participar das atividades presenciais mediante comprovação médica.

No dia 15 de fevereiro terá início o chamado “Ensino Híbrido”, com a junção de aulas remotas e presenciais. Após o caráter de adaptação (período de 13 dias), o replanejamento do ensino será em 01 de março de 2021, também perante o quadro da vacinação. O Secretário Rafael Silveira explicou a decisão.

“Como cidadão e professor que sou, a minha vontade era de começarmos com ensino remoto o calendário letivo do primeiro bimestre do ano de 2021, porém como Secretário de Educação, tenho que seguir e obedecer Leis e Decretos de autarquias superiores, e no Decreto 65384/2020, do Governo do Estado, que dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais no contexto da pandemia de COVID-19, informo o retorno remoto das aulas nas escolas municipais no dia 01 de fevereiro”, discursou o Secretário da Educação.

O prefeito Vitão Riccomini (PSL) fez questão de enaltecer que a decisão do retorno não partiu da Prefeitura, e sim de uma determinação do Governo Estadual.

“Essa questão do retorno das aulas é uma exigência do Governo do Estado e todos os municípios têm que se adaptar”, pontuou.

Os horários de aula dessas etapas serão adaptados e disponibilizados conforme orientação do Comitê de Contingenciamento e/ou Protocolos de Saúde.

Sobre a merenda escolar, ela será disponibilizada e adaptada mediante conversas constantes com o Comitê de Contingenciamento.

Creches

O Ensino Híbrido não será válido para as creches, uma vez que existem restrições quanto ao uso de máscara por idade, com análise clínica, etc.

Escolas Estaduais

As escolas estaduais terão retorno das aulas presenciais no dia 01 de fevereiro. São elas: Padre Fabiano, Padre Carreta, Maria Januária e Waldermar Thomazine, sendo que os responsáveis dos estudantes dessas respectivas escolas deverão se informar sobre seu funcionamento nas próprias Unidades Escolares e/ou na Diretoria de Ensino de Capivari.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?