CapivariDestaquesRegião

Capivari continua com 100% de ocupação dos leitos de UTI e Estado aperta o cerco

Pandemia | A partir de segunda-feira (15), medidas ainda mais restritivas serão adotadas em todo o Estado de São Paulo para conter o avanço da COVID-19

Desde segunda-feira, 8 de março, o município de Capivari está com 100% de ocupação dos leitos de UTI, destinados a pacientes com coronavírus. A informação é confirmada nos boletins oficiais da COVID-19 divulgado diariamente pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Na tarde de quinta-feira (11), os leitos de UTI ainda estavam na mesma situação, todos ocupados.

Os números de casos de contaminação por Covid continuam subindo, assim como, em praticamente todos os municípios da região. Capivari registrou 25 novos casos confirmados da doença de quarta para quinta-feira, totalizando 3.517 pessoas contaminadas. Destas, 3.334 já estão recuperadas, e o número de óbitos subiu para 60.

Na última quarta-feira (10) foram confirmadas duas mortes em um só dia em Capivari. Uma das vítimas, uma jovem de apenas 32 anos, era moradora do bairro Castelani.

joao-doria-restrições-março
Restrições mais apertadas passam a valer na segunda-feira (15) (Foto: Divulgação/SECOM)

Rafard também registrou aumento no número de casos de coronavírus. De acordo com o boletim, divulgado pela prefeitura, eram 425 casos positivos no dia 8 de março. Na tarde de quinta-feira (11), o número subiu para 439 casos, com outros 9 que aguardavam resultado. Os recuperados foram 427, já as vítimas de óbitos são 5 no município.

Mombuca confirmou nesta semana, mais uma morte por Covid, a segunda desde o começo da pandemia. O número de contaminações também subiu. O total de casos está em 141 contaminados, e outros nove aguardam o resultado dos exames.

Nas escolas municipais de Mombuca, as aulas presenciais até foram retomadas há pouco mais de um mês. Em grupos bem reduzidos e com as devidas medidas de segurança, os alunos chegaram a frequentar de novo as salas de aula. Porém, com a crescente dos casos em toda a região, a decisão do governo municipal foi de suspender as aulas, através de um Decreto emitido na quarta-feira (10), pelo prefeito Rogério Ap. Alcalde.

Mais restrição

A partir de segunda-feira (15), medidas ainda mais restritivas serão adotadas em todo o Estado de São Paulo para conter o avanço da COVID-19, e conter a lotação dos hospitais, que em muitas cidades já está no limite máximo de 100% de ocupação dos leitos de UTI.

O Governo Estadual chamou de fase emergencial, que vai se estender até o dia 30 de março. O anúncio aconteceu na tarde de quinta-feira (11), em coletiva do governador João Doria.

Já na segunda-feira, começa o toque de recolher, das 20h às 5h, em todos os municípios do Estado, e está proibido qualquer tipo de aglomeração.

O comércio não essencial segue fechado e também os que estavam autorizados a funcionar na fase vermelha, adotada desde a última segunda-feira (8), terá ainda mais restrições.

Na fase emergencial está proibida a retirada presencial de produtos em restaurantes e lanchonetes. Entregas como lanches e marmitas, só podem ser feitas no sistema drive thru (com o cliente dentro do carro), ou com delivery, com a entrega na residência. A regra vale também para lojas de material de construção.

Não haverá nenhuma restrição ao funcionamento dos supermercados, e estão vetadas as celebrações religiosas e atividades esportivas em grupo. Já as escolas da Rede Estadual só vão estar abertas para merenda de alunos carentes e distribuição dos materiais para as aulas em casa.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?