CapivariDestaques

Capivari divulga Boletim Covid com ocupação de leitos zerada

Depois de meses de luta contra a pandemia da Covid-19, a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Capivari divulgou na tarde desta terça-feira (28), o boletim mais animador do ano. A ocupação dos leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Clínicos da Santa Casa de Misericórdia e também da Unimed, estão zerados.

A informação traz ainda mais esperança para a população da cidade, que desde o início da pandemia, chorou a morte de 172 pessoas.

Até esta data, foram 16.598 notificações suspeitas da doença causada pelo Novo Coronavírus. Destes, 7.554 casos foram confirmados e outros 9.044 descartados. Já são mais de 7.367 pessoas recuperadas.

No momento, segundo a nota do governo municipal, existem 15 casos ativos em Capivari. Nesta terça-feira (28), dois novos casos foram registrados. São duas mulheres, uma de 30 e outra de 41 anos, moradoras dos bairros Gênova e Santa Teresa D’Ávila.

Dois meses da UTI na Santa Casa

O dia de hoje também marca outro dado importante. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Capivari chegou a marca de dois meses de funcionamento.

A abertura foi anunciada em coletiva de imprensa, no dia 28 de julho. O local segue sendo usado apenas para atendimento a casos de Covid-19, e segundo o governo municipal, com uma equipe ágil, vem atingindo níveis de excelência entre os pacientes.

Em nota, a Prefeitura de Capivari informou que durante os primeiros 60 dias de funcionamento, 56 pacientes já passaram pela unidade, sendo atendidos por 10 médicos, seis enfermeiros, quatro fisioterapeutas, quatro profissionais de apoio de 15 técnicos de enfermagem, responsáveis por prestar auxílio aos pacientes que estão em busca da recuperação.

De acordo com dados levantados pela Fundação Oswaldo Cruz, menos de 10% dos municípios do Brasil possuem UTI. Em Capivari, a unidade voltou a funcionar após um período de 10 anos de inatividade. Recentemente, foram recebidos R$ 100 mil em novos equipamentos para atender os sete leitos disponíveis.

O prefeito Vitor Riccomini comemora a importância desta data. “Hoje estamos felizes em celebrar dois meses de funcionamento da UTI em Capivari, temos funcionários empenhados em salvar vidas a todo custo e equipamentos que permitem que todos os pacientes sejam atendidos da melhor forma possível. Muito em função disso, os investimentos em Saúde não vão parar por aqui”, conclui.

Segundo o governo municipal, graças ao bom atendimento prestado pela unidade, somado ao avanço da vacinação contra a Covid-19 em Capivari, a UTI da Santa Casa se encontra com todos os leitos disponíveis.
A UTI ainda seguirá atendendo estritamente casos de Covid-19, por tempo indeterminado.

“A administração da Santa Casa informa que, como não existem registros de Covid-19 que necessitariam de atendimento da UTI, a equipe trabalha empenhada no atendimento aos pacientes internados em leitos de retaguarda de emergência, ou seja, pacientes em estado grave que possuem outras comorbidades”, encerra a nota.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?