CapivariNotíciasRafard

Capivari está em estado de alerta

A Defesa Civil de Capivari (SP) decretou estado de alerta para alagamentos em Capivari. Segundo a Prefeitura, o monitoramento do manancial e dos afluentes foi intensificado. Neusa Vilares, diretora da Defesa Civil, declarou que a medição do rio nesta segunda-feira (17) apontou o nível de 1,37 metros, enquanto o considerado normal é de 80 centímetros. Com o nível do rio em 1,90m já é possível existirem pontos de alagamentos, o nível do rio oscilou entre 1,50m e 1,70m no final de semana.
“Moradores de áreas de risco que observarem o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas de água devem avisar imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193”, informou Neusa.
Desde a noite de sexta, as comportas da represa Leopoldina, localizada em Rafard (SP), estão abertas. O objetivo é facilitar o fluxo da água e evitar transbordamentos no rio e nos afluentes. Entre sexta e domingo choveu 110 milímetros em Capivari, segundo a Defesa Civil. Além da precipitação na cidade, porém, o nível do rio é afetado por chuvas em cidades próximas, como Campinas (SP).
Para mais informações, o telefone da Defesa Civil é (19) 3492-3186.

Atualizado às 12h36 de segunda-feira (17)
A reportagem d’O Semanário esteve nesta segunda-feira (17), nos pontos críticos da cidade onde a enchente se tornou quase um triste “presente de grego” no Natal para as famílias que moram próximas ao rio.
Se depender da água que desce de outras regiões para Capivari, o bairro Moreto será o primeiro a sofrer mais uma vez com as mazelas das enchentes.
Na entrada de Capivari, mais precisamente na ponte do posto Shell, a água também está subindo rápido, onde provavelmente se a chuva continuar na mesma intensidade que caiu no sábado e domingo, acabará acarretando em mais um ponto de alagamento.
Já no córrego Lava Pés (no bairro Vila Fátima) a situação é ainda mais crítica, a água já tomou conta da estrada da terra que fica ao lado do rio, impossibilitando os pedestres e veículos de passarem. A água está a aproximadamente 1 metro da ponte. Os bueiros também já estão praticamente transbordando, o que faz com que ele jogue todo o lixo que estava entupindo-o para fora.
Seguindo de Capivari para Rafard pela Av. Brigadeiro Faria Lima, na ponte que divide as duas cidades, a água também está subindo rápido, onde já pode se constatar a invasão do rio no pasto ao lado.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?