Capivari

Capivari está entre as 50 cidades mais seguras do Estado

Prefeito usou resultado para divulgar nas redes sociais o trabalho desenvolvido na segurança pública da cidade (Foto: Arquivo pessoal)

O município de Capivari aparece em 46º lugar no Ranking de Exposição a Crimes Violentos das cidades do Estado de São Paulo, ou seja, está dentro das 50 primeiras cidades consideradas menos violentas. A análise foi feita pelo Instituto Sou da Paz, em parceria com o Estadão.

O ranking leva em consideração o IECV (Índice de Exposição a Crimes Violentos), presente no Sou da Paz Analisa de 2017, que mede a exposição à violência dos municípios que possuem mais de 50 mil habitantes. Neste índice estão presentes: crimes letais, sexuais e contra o patrimônio.

Para o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, este é um índice positivo para o município, mas trabalha para diminuir o número de crimes e subir de posição no ranking. “Embora o resultado seja positivo, vamos continuar desenvolvendo ações para melhorar cada dia mais a segurança no município. A população pode ter certeza que o nosso trabalho é constante”, ressalta.

Na relação, que é iniciada com as cidades com menor índice, ou seja, mais seguras, o município de Capivari aparece no 46º lugar com 17,7. Ao todo, esta relação conta com 138 cidades, sendo que o índice menor é o de São José do Rio Pardo, com 8,3, e o maior é de Lorena, com 54,4. Considerando o Aglomerado Urbano de Piracicaba aparecem somente o município de Piracicaba, em 4º lugar, com 9,8, bem como Araras, em 22º lugar, com 13,7.

Estes números foram calculados a partir de procedimentos estatísticos como o cruzamento de números dos índices criminais da Secretaria da Segurança Pública com o número populacional. Para tanto foram estipulados valores de 0 a 100 para cada tipo de crime e alguns deles ganharam índices de gravidade que foram posteriormente utilizados para completar os cálculos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?