CapivariNotícias

Capivari lança campanha ‘Cidade Limpa’ para combater dengue e febre chikungunya

19/01/2015

Capivari lança campanha ‘Cidade Limpa’ para combater dengue e febre chikungunya

Munícipes receberão folhetos explicativos sobre as doenças e as formas de prevenção, diz Prefeitura
Campanha ‘Cidade Limpa’ terá competições de coleta de lixo e materiais que acumulam água (Foto: Ian Jacobs/Creative Commons)
Campanha ‘Cidade Limpa’ terá competições de coleta de lixo e materiais que acumulam água (Foto: Ian Jacobs/Creative Commons)

CAPIVARI – A Prefeitura está lançando este mês a campanha “Cidade Limpa” para o combate da dengue e da febre chikungunya. Os munícipes receberão em casa folhetos explicativos sobre as doenças e as formas de prevenção. A Secretaria da Saúde prepara ainda faixas e cartazes, além da distribuição de cinco mil lixeiras para automóveis com orientações da campanha.

A novidade deste ano é uma gincana que será realizada entre as escolas municipais. Numa parceria entre as secretarias da Educação, da Saúde, da Comunicação Social e de Serviços Públicos e Meio Ambiente, serão desenvolvidas competições de coleta de lixo e materiais que acumulam água durante quatro sábados – os dois últimos de fevereiro (21 e 28) e os dois primeiros de março (7 e 14). Um material explicativo das doenças será desenvolvido especialmente aos alunos.

“Além da dengue, agora temos de ficar atentos à febre chikungunya, principalmente neste período de chuvas. Por isso, resolvemos mobilizar várias secretarias e atuar nas escolas, pois as crianças e jovens aprendem rápido e transmitem as informações aos familiares”, explica a secretária da Saúde, Eliane Piai.

Para o secretário da Educação, Nadir Assalin, “esta será uma forma de os alunos adquirirem conhecimento por meio da brincadeira da gincana e colaborarem com uma cidade limpa e livre de doenças”.

O que é?

A chikungunya é uma doença que, assim como a dengue, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são: febre alta, dor atrás dos olhos, náuseas, manchas ou pontos vermelhos na pele e dor no corpo e articulações. Não possui forma hemorrágica, mas a artrose pode se tornar crônica. Para prevenir, é necessário eliminar os criadouros do mosquito, evitando água parada.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?