CapivariNotícias

Capivari percorrerá bairros em Força Tarefa contra a Dengue

15/01/2016

Capivari percorrerá bairros em Força Tarefa contra a Dengue

Mosquito transmissor de várias doenças graves é alvo de ação coordenada; coleta de objetos que servem de criadouro será intensificada no dia 30
Foto: Marcos Teixeira de Freitas/Creative Commons
Foto: Marcos Teixeira de Freitas/Creative Commons

CAPIVARI | O bairro Moreto receberá no sábado, 16, a partir das 9h, a primeira Força Tarefa da Prefeitura contra a dengue. O projeto foi montado em uma reunião realizada pelo prefeito, Rodrigo Proença (PSDB), com secretários e diretores na tarde de quarta-feira, 6. “Nós podemos perceber que as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti é temida por todos, mas é preciso agir para combatê-lo. Nós mobilizamos todas as secretarias para percorrer os bairros da cidade aos sábados e fazer uma Força Tarefa que contará com limpeza de terrenos, tapa-buracos e recolhimento de móveis velhos, restos de podas de árvores e capinação de terrenos. Mas também precisamos da ajuda da população, pois eliminar a água parada é o único caminho de combatermos o mosquito”, ressalta o chefe do Executivo.
A atitude se tornou necessária devido ao mosquito Aedes Aegypti estar mais forte neste ano e transmitir três doenças como: a dengue, a chikungunya e o zika vírus. Os índices estão crescendo no País e a melhor forma de combater é a prevenção. Para tanto, na data, os agentes da Vigilância Sanitária percorrerão todas as casas do bairro Moreto para fiscalizar e orientar os moradores. Após toda a limpeza passará pelo bairro fazendo a nebulização. O objetivo é deixar o local limpo após a passagem da Força Tarefa.
Os próximos bairros a receber a equipe neste mês serão: São João, no dia 23, e São Luís no dia 30.

Campanha
Prefeitos e autoridades da área de saúde da região de Campinas e Piracicaba se reuniram na quarta-feira, 13, para o lançamento do “1º Mutirão Regional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti “, transmissor de doenças graves, como a dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. O projeto prevê uma ação conjunta e coordenada que mobilizará poder público e sociedade para uma ação efetiva de conscientização e limpeza urbana marcada para o dia 30 de janeiro.
A iniciativa do mutirão é da EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais, que pretende com o projeto envolver Prefeituras e parceiros mobilizados nas cidades das áreas de cobertura pelas emissoras de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha (MG).
Na primeira reunião de organização do projeto os representantes dos municípios compartilharam algumas experiências bem sucedidas de curto prazo voltadas à prevenção da reprodução do mosquito e outras, focadas na educação infantil.
Também foi definido um cronograma único, que prevê prazo para que cada município mobilize os próprios parceiros, defina como serão coordenadas as coletas de objetos e materiais que poderiam servir de criadouro para os mosquitos. A partir da definição das estratégias locais, será lançada uma ampla campanha de divulgação pela TV, jornais, rádios e internet.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?